Profissionais de USF do Alto do Mateus fazem curso de auriculoterapia para tratar pacientes

Por Rômulo Teodorico - em 2201

A Unidade Saúde da Família (USF) Nova Conquista, no Alto do Mateus, disponibiliza aos seus usuários a auriculoterapia para tratamento de doenças físicas ou psicológicas. O serviço vem sendo oferecido desde agosto do ano passado e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que proporcionou aos profissionais da unidade um curso nessa especialidade.

Nesta sexta-feira (24), inclusive, foram entregues os certificados do curso que teve duração de três meses. Foram mais de 14 profissionais que passaram por essa capacitação, desde enfermeira a agente de saúde, tudo para ampliar a oferta de serviço na USF Nova Conquista.

“O curso mudou meu jeito de ver as pessoas, pois me ajudou a ser mais paciente e mais sensível. Hoje, com a capacitação, melhorou meu vínculo com a população”, contou a agente de saúde, Janaína Medeiros.

O tratamento com auriculoterapia acontece toda segunda e quarta-feira pela manhã, a partir das 7h, e na quinta à tarde, a partir das 13h. A auriculoterapia estimula pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, insônia, enxaqueca e dores articulares, por exemplo. Durante o processo, são utilizadas pequenas agulhas (auriculopuntura) ou sementes de mostarda (auriculotaping). 

Atualmente, 90 pacientes estão no processo de atendimento, mas 290 já finalizaram o tratamento. Uma dessas pacientes é dona Ivanir José, 65 anos, que recebe o tratamento há mais de três meses e garante está sentindo menos dores no corpo. “Estou bem melhor. O tratamento está sendo maravilhoso, pois estão passando as dores. Estou indicando para todos”, relatou.

Por causa da grande procura dos usuários da unidade pelo serviço, a professora de medicina da UFPB, responsável pelo projeto, Maria do Socorro, irá estender o curso para mais profissionais. A segunda turma já está tendo aula. “Quando começamos a fazer esse atendimento, a demanda aumentou muito. A população gostou e procurou, foi daí que surgiu o curso, que agora está na segunda turma”, disse.