Profissionais do Consultório na Rua são capacitados para prestar atendimento em Libras

Por Rebeka Paiva - em 960

Os profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passaram nos últimos meses por uma capacitação para prestar atendimentos na Linguagem Brasileira de Sinais, as Libras. O encerramento do curso aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), na sede da SMS. Ao todo, foram capacitados 14 profissionais entre enfermeiros, assistente sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional e agente social.

“A capacitação tem o intuito de levar o conhecimento básico da língua brasileira de sinais ao profissional da rede municipal de saúde para que ele possa atender ao público surdo com qualidade e humanização na sua língua materna, que no caso é a libras”, explica a monitora do curso e intérprete da SMS, Rosângela Lima.

A partir de agora, os profissionais do Consultório na Rua poderão utilizar o conhecimento em libras para abordar os usuários surdos na rua, o que facilitará a comunicação entre usuário e profissional.

“É mais uma capacitação para que estejamos sempre aptos a prestar o melhor atendimento ao nosso usuário, independente de sua limitação, e que ao mesmo tempo esse usuário se sinta acolhido e cuidado com o atendimento mais humanizado”, destaca a coordenadora do Consultório na Rua, Luana Alves.

O curso de Capacitação em Libras foi ministrado pelas profissionais e intérpretes da SMS e teve duração de dois meses e meio, contabilizando 20h. No curso foi ensinado o módulo básico, com introdução ao assunto e o processo linguístico.

“A capacitação dos nossos profissionais do Consultório na Rua reforça o compromisso da SMS com o atendimento humanizado nos nossos serviços, garantindo uma assistência completa aos usuários em situação de rua”, destaca a Gerente da Atenção Básica da SMS, Naédina Gomes.

Mãos que Multiplicam Saúde  Buscando fortalecer a rede de atenção à pessoa com deficiência através da inclusão, a Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS criou o projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’. A iniciativa tem como objetivo formar e qualificar os profissionais da saúde na linguagem de sinais.

Criado em 2014, o projeto possui cinco interpretes que ministram o curso e já capacitou em torno de 190 profissionais da rede municipal de saúde, tendo garantido mais acessibilidade e inclusão no atendimento clínico de usuários com deficiência auditiva.

Atendimento Qualificado – Atualmente, os três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) possuem interprete em tempo integral no serviço. Além disso, algumas unidades de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oceania e Célio Pires de Sá (Valentina), no Samu, Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Instituto Cândida Vargas (ICV) têm profissionais com qualificação em libras que auxiliam no acolhimento e nos primeiros contatos. Além desses, na atenção básica existem quatro intérpretes de libras para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.