Profissionais do Consultório na Rua são capacitados para prestar atendimento em Libras
Os profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passaram nos últimos meses por uma capacitação para prestar atendimentos na Linguagem Brasileira de Sinais, as Libras. O encerramento do curso aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), na sede da SMS. Ao todo, foram capacitados 14 profissionais entre enfermeiros, assistente sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional e agente social.
“A capacitação tem o intuito de levar o conhecimento básico da língua brasileira de sinais ao profissional da rede municipal de saúde para que ele possa atender ao público surdo com qualidade e humanização na sua língua materna, que no caso é a libras”, explica a monitora do curso e intérprete da SMS, Rosângela Lima.
A partir de agora, os profissionais do Consultório na Rua poderão utilizar o conhecimento em libras para abordar os usuários surdos na rua, o que facilitará a comunicação entre usuário e profissional.
“É mais uma capacitação para que estejamos sempre aptos a prestar o melhor atendimento ao nosso usuário, independente de sua limitação, e que ao mesmo tempo esse usuário se sinta acolhido e cuidado com o atendimento mais humanizado”, destaca a coordenadora do Consultório na Rua, Luana Alves.
O curso de Capacitação em Libras foi ministrado pelas profissionais e intérpretes da SMS e teve duração de dois meses e meio, contabilizando 20h. No curso foi ensinado o módulo básico, com introdução ao assunto e o processo linguístico.
“A capacitação dos nossos profissionais do Consultório na Rua reforça o compromisso da SMS com o atendimento humanizado nos nossos serviços, garantindo uma assistência completa aos usuários em situação de rua”, destaca a Gerente da Atenção Básica da SMS, Naédina Gomes.
Mãos que Multiplicam Saúde – Buscando fortalecer a rede de atenção à pessoa com deficiência através da inclusão, a Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS criou o projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’. A iniciativa tem como objetivo formar e qualificar os profissionais da saúde na linguagem de sinais.
Criado em 2014, o projeto possui cinco interpretes que ministram o curso e já capacitou em torno de 190 profissionais da rede municipal de saúde, tendo garantido mais acessibilidade e inclusão no atendimento clínico de usuários com deficiência auditiva.
Atendimento Qualificado – Atualmente, os três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) possuem interprete em tempo integral no serviço. Além disso, algumas unidades de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oceania e Célio Pires de Sá (Valentina), no Samu, Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Instituto Cândida Vargas (ICV) têm profissionais com qualificação em libras que auxiliam no acolhimento e nos primeiros contatos. Além desses, na atenção básica existem quatro intérpretes de libras para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.