Profissionais do Hospital Santa Isabel fazem qualificação para cirurgias de hérnia

Por - em 1616

Lílian Pedreira

fotoIvomar Gomes Pereira. Hosp. S. Isabel.  Cirurgia de Hernia (57)“Qualificar nossos serviços e ampliar a assistência já faz parte da rotina do Hospital Santa Isabel. Os profissionais que participam do processo de capacitação passam a multiplicar os conhecimentos adquiridos, operando mais pacientes em menos tempo, com procedimentos minimamente invasivos e dessa forma, ampliamos também a oferta para realização de mais cirurgias”, destacou o cirurgião e diretor técnico do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Carlos Franca.

Com intuito de dar mais celeridade às cirurgias de correção de hérnias da parede abdominal, por meio de procedimentos potencialmente mais rápidos e seguros, o HSMI, da Rede Municipal de Saúde, está qualificando médicos e residentes da instituição. A capacitação está acontecendo durante o IV Encontro de Hérnia de Parede Abdominal que teve início nesta quinta (15) e segue durante esta sexta-feira (16), onde estão sendo realizados 30 procedimentos cirúrgicos.

A iniciativa conta com o apoio da Johnson & Johnson Medicale e visa ampliar a qualificação dos profissionais em conhecimentos de cirurgia por videolaparoscopia, melhorando assim a qualidade do atendimento prestado à população e agilizando procedimentos para cirurgias de hérnia dos usuários atendidos pela rede pública de saúde.

Segunda operação mais realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de hérnia representa 5% do total de cirurgias realizadas em 2014. De acordo com o Ministério da Saúde, só em João Pessoa, foram realizadas mais de 1.500 operações no ano passado.

De acordo com a diretora geral do HSMI, Aleuda Nagila, a capacitação proporciona a utilização de novas técnicas, ampliação de ofertas nos serviços, com mais qualidade e resolutividade nos procedimentos. “A instituição trabalha com demanda regulada e nós fazemos parte dos poucos hospitais públicos no país que utiliza a técnica de colocação de tela por meio da videolaparoscopia”, destacou a diretora.

Os especialistas realizar cirurgias por vídeo, conhecidas como laparoscopia. O procedimento é feito por duas ou três incisões, sem cortes e, por isso, com menos sangramento. “São técnicas muito avançadas, o que possibilita menos tempo de internação no hospital, o paciente já recebe alta em 24h, uma recuperação mais rápida, que passa de 60 para 15 dias e esteticamente, menos cortes”, completou o cirurgião Carlos Franca.fotoIvomar Gomes Pereira. Hosp. S. Isabel.  Cirurgia de Hernia (11)

Dados – O Hospital Municipal Santa Isabel é referência para cirurgias de hérnia em João Pessoa e oferece também as especialidades de neurocirurgia, urologia, gastroenterologia, mastologia, cirurgia plástica reparadora, ginecologia, proctologia, angiologia e cirurgia geral.

Atualmente, 70% das hérnias operadas no HMSI são em homens e, desses, 60% acometem a região da virilha, devido ao grande esforço físico. A unidade trabalha com cirurgias eletivas reguladas pela Diretoria de Regulação de João Pessoa.

Em 2014, o hospital realizou cerca de 3.600 cirurgias. Desse total, 1.500 foram de hérnia e 40% dos procedimentos são de usuários de outras cidades da Paraíba. Neste ano, de janeiro a setembro, já foram realizadas aproximadamente 2.400 cirurgias e 39% são de munícipes de outras cidades do Estado. No primeiro semestre de 2015, a unidade realizou 16.444 atendimentos ambulatoriais.

Programação – Para a capacitação dos médicos e residentes, foram programadas quatro aulas com os seguintes temas: “Tapp e Tep – Definições de abordagem e quando utilizar a melhor técnica”, “Anatomia Inguinal – Conceitos e estruturas”, “Tratamento da dor crônica pós-cirurgia” e “Atualização em materiais para reparos de hérnia”. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH) e Johnson & Johnson Medical.

Hérnia – A hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias), que formam uma saliência visível e dolorosa. No caso das hérnias abdominais, elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar muito peso ou em decorrência de outras doenças. Segunda operação mais realizada pelo SUS, a cirurgia de hérnia representa 5% do total de cirurgias realizadas em 2014.

O único tratamento para hérnias é a cirurgia. O órgão é colocado no seu lugar correto e o orifício fechado, para que a hérnia não volte a se manifestar. O procedimento mais moderno e eficaz para cirurgias de hérnia é a videolaparoscopia, que pode ser feita em tempo menor, com possibilidades menores de sangramento, e potencialmente oferece mais segurança e rapidez na recuperação do paciente, além de poder evitar a ocorrência de hérnias pós-cirúrgicas.