Profissionais do NASF dão suporte às equipes de saúde da família nas USFs

Por - em 2111

Rebeka Paiva??????????????????

Compartilhar e apoiar as práticas em saúde a fim de aperfeiçoar o serviço ofertado à população. Essa é uma das principais funções dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Ao todo, a rede municipal de saúde conta com 179 profissionais de diversos núcleos específicos da área de saúde, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Para a secretária de saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, a existência do Nasf só contribui mais com os serviços ofertados para a saúde da família.

“O Nasf complementa e contribui com a equipe mínima de profissionais superiores das USFs, que é formada por dentistas, enfermeiros e médicos, ampliando o cuidado se tornando algo multidisciplinar, beneficiando totalmente a população, que pode contar com mais serviços, sendo alguns especializados na própria unidade de saúde”, comentou Mônica Rocha.

“Pontualmente, foram poucas as vezes que precisei deles. E quando necessitei, fui bem assistida. A Nasf daqui da unidade é ótima, está sempre procurando saber do que estamos precisando”, comentou a dona de casa Rosélia Fernandes, usuária do serviço público de saúde. “É importante conversar e conhecer os usuários, e isso eles fazem bem ao tirar nossas dúvidas e explicar como será dada a assistência a nossa saúde. Isso mostra que realmente existe o cuidado e a preocupação com a gente”, completou a usuária.

Criado em 2008 através da Portaria n°154 do Ministério da Saúde, o Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos e farmacêuticos.

D R T . R J .15855Regulamentado pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, as equipes multiprofissionais atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), mas também com as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Integrante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a nutricionista Virginia Matias explica que o Nasf vai além de simples conversas com a população nas USFs. “Nós atuamos de acordo com a nossa formação, por exemplo, eu sou nutri então vou dar suporte nutricional aos pacientes, uma fisio vai dar suporte na área dela já”, disse a nutricionista.

Virginia explica também que o profissional do Nasf participa de consultas compartilhadas com os médicos da USF quando o paciente apresenta alguma necessidade especifica na área de formação daquele profissional, visitas domiciliares, além de elaborar ações educativas sobre várias temáticas sempre voltadas a transmitir mais informação e conhecimento à população.

Segundo Weruska Pessoa, uma das fisioterapeutas do Nasf, o programa é uma forma de aumentar a resolutividade da assistência a saúde da família além de ser uma grande escola que possibilita ao profissional adquirir sempre mais conhecimento.

“Sempre trabalhei no privado e o Nasf me trouxe um outro lado até então desconhecido e que me encantou, tenho me identificado bastante, aqui aprendemos todos os dias, sempre me surpreendo, sou encantada pelo serviço e apaixonada pelo que faço”, comentou a fisioterapeuta.

A composição de cada um dos NASF é definida seguindo critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.