Profissionais do Samu-JP participam de treinamento para acidentes

Por - em 668

Michelly Pedrosa

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192) de João Pessoa participaram, nesta sexta-feira (20), de um treinamento para situações de desastres. O Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba também esteve presente no evento que teve como objetivo integrar os serviços de atendimento a vítimas de catástrofes.

O treinamento foi realizado na base do Samu, que funciona no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e fez parte da programação da Semana da Enfermagem. O evento comemorativo contou com palestras e cursos de qualificação em várias áreas da saúde. “Durante toda a semana realizamos simulações e palestras para os profissionais do Samu com objetivo de prepará-los e atualizá-los para diversas situações, como este evento de hoje”, destacou a Coordenadora de Enfermagem do Samu-JP, Ana Cristina Aguiar.

Durante toda a sexta-feira, cerca de 50 profissionais receberam instruções teóricas e práticas de como atuar em casos de acidentes com múltiplas vítimas usando o método Start. À tarde, aconteceu uma simulação com estudantes do curso de enfermagem da FPB, que representaram as vítimas do desastre.

“Grandes acidentes acontecem e é necessário que os profissionais do Samu e do Corpo de Bombeiros estejam preparados para isso e, principalmente, que eles estejam em sintonia para fazer o atendimento da melhor forma possível, priorizando a vida dos pacientes”, explicou o enfermeiro e instrutor da simulação, Emanoel Almeida.

Simulação – O cenário escolhido foi o de um acidente com ônibus e várias vítimas. Sangue artificial e várias ambulâncias compuseram a cena. Um posto avançado foi montado no local e os profissionais prestaram o atendimento de acordo com as instruções que receberam durante o dia de treinamento.

“Na simulação, os enfermeiros, médicos, socorristas e demais profissionais podem viver a experiência e aprender como funciona o método Start, usado em acidentes com múltiplas vítimas. Aqui nós dispomos de todos os recursos que são utilizados na prática, como pulseiras de identificação, lonas de cores variadas, máscaras e aparelhos para que a situação pareça a mais real possível”, explicou Ana Cristina.

Método Start – Utilizado em todo o mundo, o método de Simples Triagem e Rápido Tratamento (Start) tem como objetivo otimizar o atendimento as vítimas de grandes acidentes, quando a emergência supera a capacidade de resposta da equipe de socorro. Por meio deste método, os recursos e o atendimento são priorizados de acordo a emergência de cada paciente, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas.