Profissionais liberais aprendem segunda língua em curso gratuito oferecido pela PMJP

Por - em 734

DSC01989

Alexandre Quintans

Flaviano Oliveira é taxista há 18 anos e trabalha 14h por dia na Orla de João Pessoa, transportando inclusive muitos turistas. Todas as segundas-feiras à noite, ao final do expediente, ele ainda tem disposição para estudar inglês no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para estudar, ele não paga nenhuma taxa mensal.

“Nós, taxistas, estamos em um nível que temos que procurar qualificação para desenvolver um trabalho melhor e atender com qualidade o turista, já que João Pessoa está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais nesse setor”, disse o aluno aplicado.

O profissional liberal, que também é presidente da Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (Atac), lembra que resolveu fazer o curso depois de passar por um constrangimento durante uma corrida de táxi. “Aconteceu de eu pegar um cliente americano e praticamente não entender nada do que ele falava. Depois disso, senti a necessidade de me aprimorar, de me preparar e fazer um curso de inglês,” relembra Flaviano.

aulas de espanhol (1)Atualmente, o Celest, que fica localizado no bairro da Torre, atende 1.140 alunos. Desse total, 200 são trabalhadores liberais, profissionais que atuam na área de hotelaria, bares, restaurante e no trade turístico, beneficiados com cursos de inglês, espanhol e francês. O curso, assim como o material didático, é ofertado para os alunos gratuitamente.

Jonathan Vieira, diretor-geral do Celest, destaca que o conhecimento de outro idioma é importante tanto para o crescimento profissional do aluno como para melhor atender os turistas. “Aprender uma língua estrangeira atualmente é fundamental, porém pode se tornar muito oneroso, principalmente para muitos trabalhadores. Dessa forma, o prefeito, com essa visão de capacitar os profissionais, oferece a sociedade um Centro de Línguas, onde se pode aprender uma segunda língua sem pagar nada e com uma equipe altamente qualificada”, afirma.

O professor de inglês, Emerson Santos, que faz parte da equipe de docentes do Celest, destaca a garra e a força de vontade em aprender e melhorar de vida nas turmas compostas pelos profissionais liberais. “É louvável e admirável o esforço desses trabalhadores. São pessoas batalhadoras que vêm para cá e se dedicam ao máximo às aulas”.

Espanhol – O curso de espanhol chamou a atenção do guia de turismo Inaldo Souza de Lima, que já está no segundo período. Há 20 anos sem estudar, ao saber que a Prefeitura de João Pessoa oferecia a qualificação não pensou duas vezes. “Eu disse na hora que essa era minha oportunidade de voltar a estudar e de me preparar melhor. Foi a melhor coisa que eu fiz. As aulas são tão boas que às vezes até esqueço que estou em uma sala de aula”, disse entusiasmado o aluno.taxista Inaldo Souza (2)

O guia de turismo afirmou também que, a partir do conhecimento adquirido no Centro, pretende acompanhar grupos de turistas em viagens por outros países. “Eu quero ampliar meus conhecimentos para poder levar turistas paraibanos para conhecer outros países. Sei que aqui vou aprender, porque o Celest não deve nada a nenhuma escola particular de língua estrangeira”, ressalta Inaldo Souza.

Nas aulas, os professores utilizam livros, textos, música, filmes, jogos, dentre outros recursos que contribuem para a dinâmica do aprendizado. No curso, os alunos aprendem a escrever, ler, ouvir e conversar na língua estrangeira.

“A dinâmica é focada não só na gramática, mas também na conversação, pronunciação. Queremos deixar nosso aluno pronto para sair daqui conversando. Além dos livros, trabalhamos também com músicas, filmes, seriados e exercícios oral e de escuta”, explica o professor de espanhol e inglês, Daniell Simões.

Servidores e alunos – Os cursos do Centro de Línguas também atendem aos servidores municipais e alunos da Rede Municipal de Ensino, matriculados do 5º ao 9º ano.

Um beneficiado com a ação é Jorel Adelino Ventura da Mota, 12 anos, aluno do 7º ano da Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários. Aproveitando a oportunidade de aprender, ele está matriculado em dois cursos. “É importante aprendemos uma nova língua. Aqui eu estudo inglês e espanhol. Quero me aprofundar mais no inglês para poder fazer viagens e conhecer outros países”, explicou.

aulas de espanhol (6)Serviço – Os interessados em fazer matrícula em um dos cursos devem procurar o Centro de Línguas do Município, que fica localizado no Condomínio Edifício Beira Rio Center – 1º andar, Avenida Ruy Barbosa – 853 – Torre.

A documentação exigida para o aluno da Rede Municipal é a declaração da escola em que estuda, além de uma foto ¾. Já para os servidores municipais é uma foto 3/4 e cópia do contracheque ou declaração do lugar no qual trabalha. Os profissionais do trade turístico devem levar uma foto ¾ e algum documento que comprove sua ligação a essa área (carteira de taxista, declaração do hotel, etc.).

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30.