Programa de ginástica rítmica e artística da PMJP forma novos talentos

Por - em 3468

O Programa ‘Abraçando o Esporte’ da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), executado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), já conta com 40 alunos participando da Ginástica Rítmica e Artística. As atividades acontecem nas terças e quintas-feiras no ginásio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, nos turnos manhã (das 8h às 11h30) e tarde (das 14h às 17h30).

São quatro horas de treinamento por aula que exigem muito esforço das atletas. Flexibilidade, resistência, força e impulsão são alguns dos exercícios desenvolvidos.

O resultado pode ser visto no desempenho de Staffane Xavier, de 12 anos, aluna da Escola Fenelon Câmara. Ela foi ouro, em 2012, da Copa Sedec, Olimpíadas Escolares de João Pessoa e da Copa CEI, realizada no Estado do Rio Grande do Norte. E os desafios dela não param por aí. “Eu quero competir internacionalmente e vencer os Jogos Escolares Brasileiros”, disse a atleta.

Shirley Asley faz parte da equipe da Sedec há quatro anos e quer buscar novos desafios.  “Eu quero buscar além dos meus limites e disputar uma competição nacional. Para isso eu me espelho na atleta brasileira Angélica Kvieczynski”.

Todo o material que as atletas da seleção da Sedec usam é fornecido pela PMJP. As atletas recebem roupas, custo de hospedagem e alimentação nas viagens, inscrição e ainda fardamento para treino e competição. Além disso, João Pessoa é a única cidade da Paraíba que tem tapetes para competição.

O treinamento é acompanhado de perto por Maria Aparecida, que tem dois filhos matriculados no programa, Gabriel Andy da Silva Lucena, de 14 anos, e Rita de Cássia Silva de Lucena, de 11 anos. “Eu sempre escolhi o esporte na vida dos meus filhos. A ginástica traz um melhor desenvolvimento corporal, além de ajudar na formação deles, no estudo e na disciplina. Esse esporte é ótimo para eles”, agradece Maria Aparecida.

Para a professora de Ginástica Rítmica, Sonaly Cândida, o município de João Pessoa é um dos que realmente abraça esse esporte. “Isso é um momento único para cada um aqui. De educação, de socialização e respeito pelo próximo. Nós temos uma ótima estrutura cedida pela Prefeitura. Essas crianças são os atletas do futuro. Temos que continuar incentivando cada vez mais”, falou.

A professora Kátia Calsavara reforça as palavras de Sonaly e vai mais além. “Eu acredito que no Nordeste só a gente tem uma estrutura dessas, em termo de colégio. A Prefeitura tem dado um apoio muito grande ao nosso esporte. A ginástica preenche o tempo da criança”, afirma Kátia.

O projeto já é trabalhado em 12 escolas municipais com professores formados em Educação Física. Os atletas que apresentarem um melhor desempenho são encaminhados para o ginásio do CAM para um treino mais forçado.

O professor de Ginástica Artística, Luciano Cardoso, reconhece as dificuldades em formar um grupo de treinamento por não ser um esporte muito popular em João pessoa, mas se surpreende com a aceitação nas escolas municipais. “Quando a gente vai às escolas falar sobre a ginástica os alunos ficam muito interessados. Eles vêem para aula com muito prazer e chegam cedo. Fico muito feliz em exercer esse trabalho com esses alunos”.

Quem não tem Ginástica Rítmica ou Artística na escola é só procurar o CAM para se matricular. O telefone da coordenação do programa é o 3214-4135.

Ginástica Artística (Olímpica) – Além de ser conhecido pela beleza, o esprte, que é praticado por meninos e meninas nas barras assimétricas, cavalos e argolas, desenvolve na criança a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, força, reflexo, resistência e concentração. Tendo caráter educativo e ao mesmo tempo competitivo.

Ginástica Rítmica – Também conhecida como GR é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados em harmonia com a música e uso de aparelhos como bola, fita, arco e maças. A modalidade contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo.