Programa reduz a zero número de famílias desabrigadas no período chuvoso

Por - em 588

 

Seis bairros da capital foram beneficiados este ano com o Programa João Pessoa em Ação, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa. Com intervenções preventivas em rios, galerias, barreiras e ruas, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem conseguido minimizar o impacto de desastres naturais nas comunidades decorrentes do período chuvoso.

No primeiro semestre deste ano, o João pessoa em Ação passou pelos bairros do Alto do Mateus, Centro, Varadouro, Mandacaru, Ilha do Bispo e Torre. De acordo com o diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, Alberto Sabino, a escolha desses locais bairros está associada à ocorrência de alagamentos no entorno.

O programa foi implantado em 2013 e tem um papel importante nas ações da PMJP para a diminuição de áreas de risco na Capital. Neste período, a prefeitura zerou o número de famílias desabrigadas em períodos de chuva. “Até 2013, a média de famílias desabrigadas em período chuvoso chegava a cinco mil. Hoje, mesmo com a intensidade de chuvas que já ocorreram este ano, não há uma só família nestas condições”, ressaltou Sabino.

De 2013 para cá, deixaram de ser consideradas áreas de risco as comunidades Esperança – Gadanho (Padre Zé), Novo Horizonte (Cristo), Timbó (Bancários), Trapiche (Varadouro), Vila do Tanque (Ilha do Bispo), e parte das comunidades Saturnino de Brito e Citex (Geisel).

Já foram realizadas ações como limpeza e desassoreamento dos rios Jaguaribe, Timbó, Cuiá (Valentina), São Bentinho, Rio do Cabelo, Laranjeiras e as bacias das Três Lagoas; além da limpeza de oito canais, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, recuperação de bocas de lobo, iluminação pública, entre outras ações.

Atualmente, a equipe do João Pessoa em Ação realiza trabalhos de limpeza e desassoreamento na foz dos rios Jaguaribe, Cuiá e Rio Morto. Essas intervenções resultam na diminuição de problemas enfrentados por moradores da Ilha do Bispo, região sensível a ocorrências de alagamentos.

Ação integrada – O programa João Pessoa em Ação é fruto de uma ação integrada que envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

João Pessoa em Ação – O programa acontece todos os anos, desde 2013, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.

Ocorrências – Além das ações preventivas da operação João Pessoa em Ação, a Defesa Civil já atendeu 387 ocorrências no primeiro semestre deste ano. Pontos de alagamento e galerias são os mais frequentes. “Na maioria desses casos a Defesa Civil realiza intervenções, como limpeza e recuperação de galerias, para aumentar a eficiência do escoamento d’água e minimizar os pontos de alagamento”, explica Alberto Sabino.

Atendimento 24 horas – A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, através do Disk Defesa Civil (0800 285 9020).