Programa Saúde na Escola vai beneficiar mais de 40 mil alunos na Capital

Por - em 582

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Sedec), desenvolve, desde o mês passado, ações de saúde nas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) contemplados pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Em João Pessoa, são 119 equipes de saúde da família trabalhando em 188 escolas municipais e Creis (tanto municipais quanto estaduais e federais).

A expectativa é de que mais de 40 mil alunos sejam beneficiados com ações de avaliação nutricional, triagem visual (aplicação do teste de snellen), sondagem para o teste do olhinho e atividades educativas sobre três temas que despertam muitas discussões: segurança alimentar e nutricional, promoção da cultura de paz e álcool e drogas.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área de Saúde da Criança e Adolescente e da Área Técnica de Hanseníase e Tuberculose, realizou uma capacitação com mais de 500 pessoas, entre profissionais de escolas, Creis e de equipes de saúde sobre essas ações, todas previstas na Semana de Saúde na Escola. As atividades também contemplam a campanha de prevenção de hanseníase e geohelmintíases, unificando as ações em todas as escolas do PSE durante as três últimas semanas de março.

“A articulação e as parcerias intersetoriais são essenciais para o sucesso dessas atividades”, ressaltou Edgar Tito Neto, coordenado do PSE. Segundo ele, a condução dos trabalhos conta com a participação ativa de profissionais das equipes de saúde da família, escolas e creches; apoiadores matriciais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); e técnicos da SMS e da Sedec.