Programa vai reduzir em 32% consumo de energia das escolas municipais
Uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) e a empresa Energisa irá beneficiar alunos e funcionários das escolas da rede Municipal de Ensino através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e desenvolvido pela Energisa.
O projeto da Energisa busca fazer a eficientização para substituir equipamentos que já tem um tempo de vida defasado, e consequentemente consomem mais energia, por novos equipamentos mais atualizados. Serão substituídas 5.345 lâmpadas fluorescentes por um modelo de lâmpadas fluorescente tubulares T5 e 2.971 reatores por reatores eletrônicos. A ação, que vai beneficiar 20 escolas municipais, trará uma redução de 32%/mês no consumo de energia, gerando uma economia em torno de R$ 10 mil.
“É um trabalho de eficientização dos prédios públicos. Isso tem um impacto tanto nas contas públicas, como no meio ambiente e no desempenho energético como um todo. Isso é um começo. Nós pretendemos expandir isso para todas as escolas da nossa rede. Pra nós é uma felicidade porque vai se somar aos esforços que estamos fazendo de melhorar a infraestrutura de nossas escolas”, disse o secretário de Educação, Luiz de Sousa Junior.
O engenheiro de planejamento da Energisa, Clóvis Almeida, falou que os trabalhos começam ainda este mês. “Na próxima semana começamos os trabalhos e vamos até o final do ano onde será feito um detalhamento maior da obra, compra do material e mão de obra”. O projeto terá um custo de R$ 479 mil e será todo custeado pela Energisa.
Além do consumo na energia a unidade de ensino também terá uma redução dos custos de manutenção dos equipamentos, além de trazer melhoria na iluminação dos ambientes escolares.