Programação do Mês das Mães da SMS será encerrada com missa e serviços de beleza
A Secretaria Municipal de Saúde encerra, nesta sexta-feira (26), a programação do Mês das Mães com missa na capela do Instituto Cândida Vargas (ICV), em Jaguaribe, e um dia de beleza e relaxamento para as homenageadas. Na ocasião, a primeira-dama Maísa Cartaxo fará uma visita as gestantes e puérperas.
A missa terá início às 9h e, em seguida, Maísa Cartaxo vai visitar os alojamentos das mães – tanto as gestantes quanto as que acabaram de dar à luz, junto com o grupo voluntário Quem Ama Acolhe, e convidá-las a participarem do momento de beleza e relaxamento. Haverá auriculoterapia, dermatofuncional, massagem relaxante, design de sobrancelhas, manicure e vacinação contra a gripe. Para animar o momento, ainda terá apresentação de voz e violão.
Ana Giovana, secretária adjunta de Saúde, explicou que todos os serviços serão ofertados por profissionais da rede de municipal de saúde. “Quando a mulher acaba de dar à luz ou está em vias de fazê-lo, normalmente se descuida de sua beleza. Então, queremos resgatar isto e valorizar o lado feminino das mães. Escolhemos os serviços com base naquilo que pode ser feito. Por exemplo, não poderíamos incluir serviços que necessitassem do uso de produtos químicos”, explica.
A secretária adjunta de Saúde também destacou que as atividades realizadas ao longo do mês de maio foram muito positivas, pois enfatizaram o trabalho já oferecido à saúde da mulher no viés da maternidade. “Neste encerramento, estamos prestando uma singela homenagem às mães com esta missa em ação de graças”, afirma.
Durante o mês de maio, diversas atividades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de rodas de conversas com temas sobre o universo materno – como bebês pré-maturos, crianças com microcefalia e nutrição, atividades musicais e religiosas, entrega de brindes e momentos de beleza.
ICV – No Instituto Cândida Vargas são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o Instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe não conseguir amamentar.