Projeto Colônia de Férias é encerrado em clima de Carnaval

Por Arthur Araújo - em 611

2c0290ef-0c4d-4331-bb97-650e4f9a336cArthur Araújo

O projeto Colônia de Férias 2016, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi encerrado em clima de folia. Na Praça Marechal Castelo Branco, que está localizada no bairro Pedro Gondim, mais de 700 participantes de programas sociais da Gestão Municipal puderam se confraternizar e brincar o carnaval com muita animação. A comemoração, realizada na tarde desta quinta-feira (4) contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, e da primeira-dama, Maísa Cartaxo.

Durante todo o mês de janeiro, o projeto Colônia de Férias percorreu todos os bairros da Capital com atividades recreativas envolvendo esporte, música, dança, teatro, cinema e artes plásticas para os usuários dos Centros de Convivência da PMJP. No total, 104 unidades estão em funcionamento, atendendo a 2.753 de todas as idades.

“A nossa gestão realiza um grande trabalho de inclusão social que acontece durante todo o ano e que é realizado de acordo com 00e56537-5b88-4a6f-b737-dc613185affeas necessidades de quem realmente precisa”, destacou. “Hoje temos a oportunidade de reuni-las em um momento especial, e fortalecer essa política de inclusão também nos festejos da cultura popular”, complementou.

Ao som de frevo e cobertos por máscaras, adereços e muito brilho, o grupo dançou e cantou durante toda a tarde. Foi o caso de Débora Cavalcante, de 16 anos, que é atendida pelo Lar Manaíra, no Bairro dos Estados. “A festa está muito boa, eu já brinquei e pulei. Gosto muito da folia e de estar com meus amigos”, afirmou.

Outra usuária é a pequena Heloísa, de sete anos, que é cadeirante, mas não quis perder a brincadeira. Ela estava acompanhada da mãe, Marleide Ramos, de 37 anos, que faz gosto de acompanhar a filha na festa. “Ela frequenta o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e é muito claro o quanto ela evoluiu. Está mais forte, mais disposta, e eu gosto que ela venha porque acho que ela tem que estar inserida na sociedade como qualquer outra pessoa. Para mim ela é uma criança normal”, declarou.1578243e-a97d-4ae7-866f-eea52f360ebf

E a festa foi só o ápice da brincadeira. Durante toda a semana, os participantes do projeto Colônia de Férias puderam participar de oficinas sobre a história do carnaval, suas danças e músicas típicas e também confeccionar máscaras e adereços. “Aproveitamos a chegada da festa para transportá-los para este mundo e mostrar que eles também podem fazer parte dele”, afirmou a Diretora de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Ana Carla França.