Projeto executado em escola colabora para resultados expressivos no Ideb

Por - em 1146

viajando_na_leitura_fotorafaelqueiroz_32A leitura é um hábito constante e divertido entre o alunado da escola municipal João Medeiros, no bairro dos Novais. A empolgação entre os estudantes pode ser vista quando o professor anuncia que é hora do ‘Viajando nas Asas da Leitura’, projeto que envolve toda comunidade escolar e tem como proposta despertar nos educandos as potencialidades da língua oral e escrita, levando-os a ultrapassar limites contextuais e culturais, valores, novas descobertas e novas concepções de mundo.

Kauã Henrique Cardoso Santos, de 9 anos, afirma que se sente agradecido e honrado pela oportunidade de poder ler todos os dias, no ambiente escolar. “Os livros nos fazem viajar e conhecer muitas coisas diferentes. Eles realizam nossos sonhos. Muito importante para a nossa vida”, relata o estudante do 4º Ano.

O projeto executado diariamente há três anos na escola abrange mais de 450 estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além da participação de pais, responsáveis e comunidade. Os resultados já são refletidos de forma positiva.

A instituição avançou em relação aos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passou de 4,2 para 5,1 e ainda ganhou o selo por dois anos seguidos de escola ‘Nota 10’.

Para a diretora Fátima Alves as conquistas servem de estímulo para continuar trabalhando ainda mais, pensando sempre no desenvolvimento intelectual dos alunos. “Podemos acompanhar em nosso cotidiano, mudanças de hábitos e atitudes nos educandos, professores, funcionários e pais, que como adultos compreendem o significado da leitura para a vida e como crianças viajam realizando a magia dos seus sonhos”, declarou a gestora.

A mãe do aluno Ícaro Nascimento do 3º Ano sente orgulho de ver que a escola pública que o filho estuda proporciona educação de qualidade

“Aqui a família é valorizada e esse projeto de leitura vem ajudando muito os nossos filhos, mostrando na prática como o hábito de ler é fundamental para nossa vida. Temos a oportunidade de desfrutar do espaço escolar para ler, levar livros para casa, ver filmes, ouvir nossos filhos falando de escritores e de livros e contando histórias para ensinar a nós pais”, falou a dona de casa, Kétura do Nascimento.

Viajando nas Asas da Leitura – O projeto desperta na criança o hábito da leitura e dando novas possibilidades inserindo-a no mundo do viajando_na_leitura_fotorafaelqueiroz_50conhecimento científico, pois a linguagem oral e escrita é um instrumento que possibilita o homem a construir e reconstruir a história.

Dessa forma, a estratégia é utilizada para melhorar o desenvolvimento dos estudantes, nos diversos aspectos, por meio da interdisciplinaridade, utilizando a literatura nas várias modalidades textuais, como instrumento de compreensão de mundo, formação de cidadania e respeito mútuo, através do processo de ouvir, falar, ler e escrever.

É a concretização de um sonho que se realiza a cada dia, pois ver o envolvimento de uma comunidade em torno de um trabalho cujo principal objetivo é despertar o hábito de ler, nos dá a motivação e a confiança necessária para continuar acreditando e realizando sonhos através da educação”, explicou a supervisora escolar, Maria do Carmo Torres.

Ações – Ao longo do ano são realizadas várias atividades. Dentre elas: Recital poético; Contação de histórias; Concursos de produções textuais; Dias temáticos com escritores da literatura infantil; Dramatização de livros e histórias infantis; Chá literário (recepcionando as famílias na escola) e Café com Poesia (recital para os pais).

Escola Nota 10 – A premiação é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de ensino fundamental. A partir dos resultados alcançados no final de cada ano letivo e, de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades escolares podem receber como premiação o correspondente a um 14º salário, caso a escola atinja 100% de êxito. Quem alcançar menor percentual recebe proporcionalmente ao índice atingido. A unidade de ensino será entregue o selo de Escola Nota 10.