Projeto ‘Jovens Pró Conectados’ qualifica cerca de 150 pessoas para o mercado de trabalho

Por Mônica Melo - em 988

 

Mônica Melo

Até o dia 29 deste mês, aproximadamente 150 pessoas ligadas ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) participam do projeto ‘Jovens Pró Conectados’. Através dele, os alunos assistem aulas de informática com o conteúdo totalmente voltado às principais necessidades do mercado de trabalho.

Ao todo, cada aluno cursará 30 horas de aula e, após a conclusão do curso, todos serão automaticamente cadastrados no Sine Municipal. “Algumas empresas já estão em contato com a coordenação do projeto para recrutar os alunos concluintes”, revela o coordenador geral do ProJovem Urbano, Júlio Pessoa.

As aulas estão sendo ministradas nas 11 estações digitais espalhadas pela cidade de João Pessoa e o único pré-requisito para participar do curso é ser aluno do ProJovem Urbano. “João Pessoa é pioneira em articular o projeto pedagógico integrando o programa as necessidades de inclusão digital e inserção no mercado de trabalho”, revela Júlio.

Projeto – O ProJovem Urbano tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional.

Neste período eles estudam matemática, português, inglês, ciências naturais, ciências humanas, participação cidadã e qualificação profissional. Para os pais e mães que tem filhos, e não tinha com quem deixá-los, ainda existe uma sala de acolhimento na própria escola.