Projeto leva musicalidade para as crianças dos Creis de João Pessoa

Por - em 648

Alexandre Quintans

Esta terça-feira (7) foi o dia das 93 crianças matriculadas no Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Santa Terezinha, no bairro do Grotão ouvirem jazz, chorinho, bossa nova, música da cultura popular brasileira e erudita. A ação se deu graças a uma parceira viabilizada pelo Laboratório de Educação Musical Infantil (Lemi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Os espetáculos “Música para os Creis” são realizados por meio do projeto do Lemi chamado “Pirralhim – música para crianças pequenas”. Com apresentações de 20 minutos, o objetivo é proporcionar para que as crianças até 5 anos de idade tenham acesso a música ao vivo e que são feitas para elas com novos arranjos.

“É uma grande alegria para gente. Com esse projeto já conseguimos atingir mais de duas mil crianças e perceber que eles estão curtindo e aproveitando. Como eles são muito pequenos para saírem de um Crei e ir para uma sala de cultura, nós vamos até eles”, disse a coordenadora pedagógica do Lemi, Caroline Pacheco.

As crianças ficam atentas a cada movimento, sorriem e batem palmas. Todo o espetáculo, repertório, tempo de apresentação e interação musical foi pensado nos alunos.

No figurino a ideia foi de lembrar a casaca, a roupa mais tradicional de uma orquestra, e ao mesmo tempo usando uma bermuda, mas sempre dialogando com a infância já que as roupas têm tons de verde, roupas coloridas que é justamente para chamar a atenção das crianças.

“É importante trazer esse trabalho para dentro de nosso Crei porque elas aprendem desde pequenininhas o que é cultura e que eles já podem assistir”, falou alegria a diretora do Crei, Laíz Medeiros.