Projeto utiliza grafite para conscientizar crianças e adolescentes sobre consumo consciente de água

Por Monica Melo - em 771

Aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta são ocupados por água.  Porém, dos 70%, apenas 2,5% são constituídos por água doce (que é tratado e destinada ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Para conscientizar a população sobre a utilização responsável do recurso natural, surgiu o projeto Caminhos da Água, que utiliza a arte do grafite para dialogar com crianças e adolescentes sobre o tema.

Nesta sexta-feira (31), 30 professores de arte da rede municipal de ensino participarão de uma formação e, em seguida, realizarão atividades incentivando os alunos a produzir desenhos sobre o tema. Os desenhos serão enviados para São Paulo, onde uma comissão escolherá dois desenhos de cada escola. Os desenhos selecionados serão grafitados no muro das escolas.

A chefe do Departamento de Projetos (DPE) da Secretaria de Educação de João Pessoa, Aryanne Rodrigues, explica que o projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a empresa Duratex, e que proporciona uma reflexão importante nas escolas sobre o meio ambiente utilizando a arte como instrumento. “Os professores orientarão os alunos a produzirem desenhos que tenham a ver também com a realidade deles, aproximando o tema da vida de cada um”, detalha.

Os grafites nos muros serão produzidos pelos próprios alunos com a monitoria de um grafiteiro e as ilustrações e obras grafitadas nos muros serão reunidas em um livro que será distribuído nas escolas participantes. Todo o material utilizado, como tintas, pincéis e equipamentos serão fornecidos pelo projeto Caminhos da Água.