Projovem Fashion Week exibe beleza, criatividade e os conhecimentos dos alunos do Projovem Urbano

Por - em 545

Max Oliveira

projovemfashionweek_foto_corneliolima (3)Educação, cidadânia, qualificação profissional, arte e cultura reunidos –  uma combinação que centenas de jovens da Capital transformaram em moda na noite desta sexta-feira (1º), com o desfile do projeto Projovem Fashion Week, realizado no Centro Cultural de Mangabeira. O evento pioneiro na cidade fez parte de uma das etapas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que é colocado em prática em João Pessoa pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Para a realização do evento, o Projovem Urbano, por meio de 11 núcleos, capacitou cerca de mil jovens da Capital, nos cursos de Vestuário, Turismo e Hospitalidade e Construção e Reparos. O resultado da criatividade e do empenho dos alunos foi ser visto na passarela, com o desfile intitulado ‘Urbano e Sustentável’, produzido com peças e acessórios derivadas de materiais recicláveis, dialogando com as premissas de sensibilidade ambiental e consciência cidadã.

projovemfashionweek_foto_corneliolima (6)Para Edilma Ferreira, secretária de Educação e Cultura (Sedec), da Prefetura Municipal de João Pessoa (PMJP), a iniciativa pioneira é resultado do caratér formador do Projovem Urbano, que além de elevar o grau de escolaridade dos jovens, oferece oportunidade profissional para o mercado de trabalho, através dos cursos profissionalizantes nas diversas áreas.

“Primeiro que é um resgate desses jovens que estavam fora da sala de aula. Então o retorno deles foi a nossa primeira conquista. O segundo é garantir que essa oportunidade, de ter acesso a outros conhecimentos, seja um instrumento de transformação na vida deles. Que seja na moda, na construção civil, enfim, nas áreas que eles tenham a oportunidade de escolher dentro do próprio Projovem”, destacou Edilma Ferreira.

Já o coordenador do Projovem Urbano, Júlio Pessoa, explicou que o desfile fez parte da culminância da etapa de formação técnica específica do programa, onde cada turma colocou em prática os conhecimentos obitidos durante as aulas e oficinas. “Os alunos do curso de Vestuário, por exemplo, produziram as peças e acessórios. Já os de Turismo atuaram na parte do cerimonial do evento, enquanto a turma de construção e reparos trabalharam na montagem do cenário. Além, claro, de participar do desfile de moda”, afirmou.projovemfashionweek_foto_corneliolima (2)

Entre os objetivos principais do Projovem Fashion Week está o de fomentar a desconstrução dos padrões de beleza impostos pela sociedade, relacionados ao peso corporal, ao cabelo, à cor da pele e ao gênero, tão ressaltadas pelo mundo da moda. Para Elilde Cristina, aluna do curso de Reparos, e modelo durante o desfile na passarela, uma experiência inesquecível e que poderá impulsiona-la à seguir carreira no segmento.

“Eu já trabalho como costureira, mas depois de ter participado do curso, de toda produção das peças e ter subido na passarela para desfilar, acho que posso me dedicar ainda mais para atuar nesse meio. Foi uma experiência incrível e que não vou esquecer jamais” confessou.

Projovem Urbano – O programa tem como finalidade elevar o grau de escolaridade dos jovens, visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do Ensino Fundamental, da Qualificação Profissional e do desenvolvimento de experiências de Participação Cidadã. O programa atende jovens de 18 a 29 que sabem ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental.