Projovem Urbano realiza oficinas e workshops no Centro Cultural Mangabeira
Max Oliveira
Nesta quinta feira (2), a programação do projeto Projovem Fashion Week reserva oficinas de Passarela e Papel Machê, e workshops de Cerimonial, Produção Cultural e Grafitagem. As atividades, que são desenvolvidas pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), acontecem até sexta-feira (3), das 18h30 às 21h30, no Centro Cultural de Mangabeira.
Ao todo, centenas de jovens de 11 núcleos do Projovem estão aprendendo técnicas e conhecimentos sobre confecção de peças de artesanato, produção de eventos, apresentação artística, além de grafite. No próximo mês os alunos das oficinas colocarão em prática os seus conhecimentos e criações num grande evento de moda que acontecerá em João Pessoa, como parte final do projeto Projovem Fashion Week.
Na noite desta quarta-feira (1º), alunos e professores deram início ao ciclo de oficinas mostrando entusiasmo com o projeto. O produtor de moda, George Delameida, que ministra a oficina de Passarela, explica que os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos que vão além dos palcos de moda. “Tão importante quanto saber desfilar em um evento de moda, é ter postura para o trabalho, para as relações do dia a dia, desenvolvendo principalmente a autoestima”, ressaltou.
Em outra oficina, a de Papel Machê, que é ministrada pelo artista plástico Babá Santana, os alunos também têm a oportunidade de desenvolver uma nova atividade profissional através das técnicas e conhecimentos obtidos na criação de peças, como destaca a educadora Janilde Guedes. “Eu gosto muito do trabalho manual e, como pedagoga, acho que isso é uma arte que se pode levar para a sala de aula, ensinando tanto para jovens quanto para o público infantil”, afirmou.