Projovem Urbano realiza oficinas e workshops preparatórios para evento de moda

Por - em 1015

Max Oliveira

 

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), que é colocado em prática em João Pessoa pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza oficinas e workshops para os alunos que irão apresentar suas criações no Projovem Fashion Week. O evento de moda acontece neste mês de julho.

As oficinas e workshops terão como temas passarela, papel machê, cerimonial, produção cultural e grafitagem. As capacitações ocorrem a partir desta quarta-feira (1°), e seguem até a próxima sexta (03), das 18h30 às 21h30, no Centro Cultural de Mangabeira.

O projeto Projovem Fashion Week envolve 11 escolas (núcleos), o que corresponde a cerca de mil alunos que participam dos cursos de Vestuário, Turismo e Hospitalidade e de Construção e Reparos II. As oficinas têm como objetivo complementar o aprendizado dos alunos dos cursos, que ao término apresentarão as roupas e os acessórios produzidos em um grande desfile no mês de julho.

“Esse é um projeto que tem um caráter didático e ao mesmo tempo pioneiro no campo da moda na nossa cidade. É uma inspiração no grande evento de moda que é o São Paulo Fashion Week, mas com a participação dos nossos jovens produzindo e participando dos desfiles que serão realizados ao fim dos cursos no mês de julho, aqui na Capital”, explicou o coordenador geral do Projovem Urbano, Júlio Pessoa.

Ainda de acordo com Júlio, o ProJovem Fashion Week também  visa fomentar a desconstrução dos padrões de beleza impostos pela sociedade, relacionados ao peso corporal, ao cabelo, à cor da pele e ao gênero evidenciados no mundo da moda. “A beleza da diversidade e as subjetividades do ser jovem serão pontos enaltecidos por esse projeto”, finaliza.

Projovem Urbano – Tem como finalidade elevar o grau de escolaridade dos jovens, visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania por meio da conclusão do Ensino Fundamental, da qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

O programa atende jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental.

 

Confira a programação das oficinas:

Quarta-feira (1º/06) Quinta-feira (02/06) Sexta-feira (03/06)
Oficinas:

Passarela e papel machê;

 

Workshops: Cerimonial;

Produção Cultural e de grafitagem

Oficinas:

Passarela e papel machê;

 

Workshop: Cerimonial;

Produção Cultural e de grafitagem

Oficinas:

Passarela e papel machê;

 

Workshop: Cerimonial;

Produção Cultural e de grafitagem