Rede de Frio da SMS oferta vacinas e soros para prevenção de doenças

Por - em 3494

DA rede de frio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela distribuição de vacinas aos serviços de saúde do município, conta com o mais completo e moderno sistema de armazenagem de medicamentos de imunização. São 18 tipos de vacinas, além dos soros de combate ao tétano e picadas de cobras, aranhas e escorpiões.

Com a capacidade de armazenamento de mais de 90 mil doses, a Rede de Frios possui 18 câmaras específicas, que mantém as vacinas em uma temperatura entre 2°C e 8°C, com intuito de promover uma melhor conservação dos imunobiológicos e consequentemente uma maior eficácia na imunização.

“O serviço contempla todo o processo de armazenamento, conservação, distribuição e transporte dos imunobiológicos até o nível local que pode ser a unidade de saúde ou o hospital”, explicou a chefe de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Chiara Dantas.

Chiara explica ainda que, a Prefeitura recebe do Governo do Estado e do Ministério da Saúde as vacinas que estão dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “É nossa responsabilidade cuidar para que todas as doses sejam condicionadas e transportadas de forma correta, atendendo cada especificação de lote, validade e temperatura exigida, até que sejam entregues nas unidades de saúde, hospitais e serviços especializados do município”, destacou.

A rede municipal de saúde conta com 127 salas de vacinas. As salas estão localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nos quatro hospitais do município e nos Centros de Atenção Especializa (Cais). Para ter acesso aos serviços de imunização, os usuários devem procurar a USF, e no caso de urgência, ir a uma unidade de referência.

Referências – Para imunização contra o Papiloma Vírus Humana (HPV) as meninas devem procurar uma das unidades de referência ou o Centro Municipal de Imunização, munidas do cartão de vacinação, para iniciar o ciclo. O endereço destas unidades pode ser conferido no link: http://goo.gl/YWEknF

Para sorologia, combate ao tétano e picadas de cobras, aranhas e escorpiões os usuários devem procurar as unidades de referência. Para vacina antirrábica, os usuários devem procurar o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER).

As vacinas antitetânicas podem ser encontradas no HPMGER, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, o Ortotrauma. O antídoto antipençonhento contra venenos de cobras, aranhas e escorpiões são ofertados pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Centro Municipal de Imunização (CMI) – Ofertando a população todos os imunobiológicos que integram o calendário básico de vacinação, como a Tríplice Viral, Meningocócica C, Hepatite A, Hepatite B, BCG, DTP, Rotavírus, e proporciona um atendimento mensal em média, de quatro mil usuários.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e durante os finais de semana e feriados das 8h às 12h, sendo referencia na profilaxia da antirrábica humana.

No CMI funciona o Centro de Orientação ao Viajante, que trabalha em parceria com a ANVISA emitindo o Cartão Internacional de Vacinação, ofertando principalmente a vacina contra a Febre Amarela. A orientação ao viajante é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. Para ter acesso aos serviços basta se encaminhar ao Centro portando o Cartão Nacional de Vacina.

A sede do CMI fica na Rua Prefeito José Bezerra, s/n°, Torre, no prédio do antigo Lactário da Torre. Para mais informações a população pode entrar em contato pelo telefone: 3211-6774.D

Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Algumas vacinas não constam no calendário de vacinação, mas são necessárias a alguns grupos de pessoas. Sendo assim, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente essas vacinas nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais.

São beneficiadas pelo serviço, pessoas que apresentam alguma sensibilidade aumentada às doenças ou risco de complicações decorrente de: motivos biológicos como imunodepressão, asplenia, transplante, Aids, motivo de convívio com pessoas imunodeprimidas, como profissionais de saúde e parentes de imunodeprimidos, por intolerância aos imunobiológicos comuns devido à alergia ou evento adverso grave depois de recebê-los, por exposição inadvertida a agentes infecciosos por motivos profissionais ou violência contra a pessoa.

O acesso é referenciado através das salas de vacinas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e mediante a constatação da necessidade. O CRIE funciona em escala de plantão de domingo a domingo e está localizado no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, localizado na rua Alberto de Brito S/N, Jaguaribe. Para mais informações os usuários podem entrar em contato com o serviço através do número 3218-5779.

Relação dos Imunobiológicos Especiais disponíveis no CRIE:

Vacinas
Anti-hepatite B
Anti-hemófilos b
Anti-hepatite A
Anti-varicela
DTP acelular
Dupla Infantil
Anti-influenza
Anti-pneumocócica conjugada 7 – valente
Anti-pneumocócica 23
Anti-rábica humana de cultivo celular
Anti-poliomielite inativada
Anti-meningocócica conjugada C
Imunoglobulinas
Imunog. Humana Anti-hepatite B
Imunog. Humana Anti-rábica
Imunog. Humana Anti-tetânica
Imunog. Humana Anti-varicela zoster

 

Pais e responsáveis devem estar atento ao calendário de vacinas oferecido pelo Ministério da Saúde e disponível na rede de saúde de João Pessoa. http://goo.gl/qSI0dG .

Soros e Vacinas – Os soros e vacinas são produtos na prevenção e tratamento de doenças. A diferença entre os dois produtos está no fato de os soros já conterem os anticorpos necessários para combater determinada doença ou intoxicação, ao passo que as vacinas contêm agentes infecciosos (micróbios mortos ou de virulência abrandada) incapazes de provocar a doença, e que induzem a produção de anticorpos pelo organismo da pessoa vacinada.

Programa Nacional de Imunizações (PNI) – Oferece todas as vacinas às crianças que nascem anualmente no país, tentando alcançar coberturas vacinais de forma homogênea em todos os municípios. No programa estão inclusas vacinas como BCG, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana, Hepatites A e B, Rotavírus Humano entre outras.