Rede Municipal de Ensino de João Pessoa é destaque na revista da Unesco

Por - em 616

sedec_unesco_foto_corneliofelipe_ (169)A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa foi destaque na Revista do Programa de Escolas Associadas da Unesco no Brasil edição ano 6, número 7. Em três páginas, a publicação retrata que os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), refletem na queda dos índices negativos da Idade Série, onde João Pessoa teve a terceira maior queda, ficando atrás de Fortaleza e Aracajú.

A edição também mostra a valorização dada ao educador com reajuste salarial acima da inflação, além de formação continuada para gestores, especialistas, professores da Educação Infantil, Fundamental I e II, profissionais de apoio como vigilantes e auxiliares de serviços gerais.

Mostra ainda que professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas do 1º ao 3º ano, participam da formação do programa Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Buscando melhoria na qualidade do ensino na rede municipal, a PMJP realizou concurso público com 1.300 vagas para os cargos de professor da Educação Básica I e II, técnico em educação e agente educacional.

No que diz respeito à evasão escolar, a revista mostra que o prefeito Luciano Cartaxo implantou na capital o Passe Livre para os estudantes da rede, onde dá direito à gratuidade nas passagens de ônibus, entregou 12 ônibus adaptados com plataforma de elevação e espaço reservado para cadeirantes que vai buscar o aluno em casa, leva pra escola e, no final da aula, deixa de volta em casa com segurança.

Com objetivo de identificar os alunos que têm problema de visão, onde venham a dificultar o processo de aprendizado e interação, foram realizados exames oftalmológicos nos estudantes e entregues cerca de 2.500 óculos de grau com investimentos próprios da PMJP.sedec_unesco_foto_corneliofelipe_ (119)

A Prefeitura investiu na formação de alunos com a instalação do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), que oferece gratuitamente aulas de Inglês, Espanhol e Francês. O Celest também beneficia servidores públicos e profissionais do trade turístico (motoristas de van, taxistas, recepcionistas e camareiras de hotel, dentre outros).

O destaque também foi para a Escola Municipal Apolônio Sales na área da Robótica Educacional. A unidade de ensino foi campeã em 2013 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”. O resultado  levou os alunos a representarem o Brasil na RoboCup 2014, e foram premiados na categoria Super Team, em parceria com equipes dos Estados Unidos e Áustria.