Rede Municipal de Ensino reduz indicadores negativos da Taxa Idade Série

Por - em 516

sedec - inicia aulas (1)De acordo com os dados divulgados neste mês de Junho pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano de 2013, a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa diminui em média 4,1% a chamada Taxa Distorção Idade-Série (TDI). Dentre as capitais nordestinas João Pessoa teve a terceira maior queda, ficando atrás de Fortaleza e Aracajú. No Ensino Fundamental I a queda foi de 6,5% e no Fundamental II de 2,5%, dando a média de 4,1%.

“Nós estamos ano a ano atuando no sentido de diminuir os indicadores negativos da nossa rede. Ao reduzirmos a taxa de distorção mostra que estamos no caminho para diminuirmos ainda mais esses números”, disse o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior.

A TDI mede o desempenho das crianças e adolescentes das redes que tem dois anos ou mais de atraso de acordo com a idade e a série que deveria cursar. Se um aluno deveria cursar o 9º ano e está cursando o 5º ano ele entra na TDI o que vem a ser uma taxa negativa, ou seja, mostra a retenção do aluno na rede de ensino que pode se dar por reprovações ou evasão.

Esse é um dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) juntamente com a nota que os alunos alcançam multiplicado pela taxa de aprovação.

Os fatores que ajudam a melhorar esse desempenho são ações específicas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) que atua na formação de professores nas turmas do 1º ao 3º ano, além da formação dos professores e projetos desenvolvidos nas escolas.