Rede Municipal de Saúde atende usuários por meio de políticas públicas direcionadas

Por - em 1009

Thibério Rodrigues

Arquivo SMS - Imagens Luís SousaCom a finalidade levar aos usuários da rede municipal de saúde de João Pessoa um cuidado direcionado para cada público, o serviço possui áreas técnicas que planejam, avaliam e monitoram as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população da Capital. As políticas públicas são voltadas para a Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde do Idoso; Criança e Adolescente; População Negra; Pessoa com Deficiência; Saúde Bucal; Saúde Mental; Tuberculose e Hanseníase; Hipertensão e Diabetes.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Juliana Abath, as áreas técnicas são responsáveis por formular políticas públicas e apoiar tecnicamente os profissionais dos serviços na atenção primária, secundária e terciária. “Tais políticas estão voltadas para a identificação de problemas prioritários para as populações em situação de vulnerabilidade individual, social, programática, física ou psicossocial. Assim como também aos riscos sociais de doença e para as necessidades específicas de distintos grupos sociais”, afirmou.

Cada área técnica do município tem uma área correspondente no Ministério da Saúde, com a qual mantêm contato contínuo para receber o suporte na implantação de novas políticas e o acompanhamento das ações já existentes. “Tudo que as áreas técnicas da Direção de Atenção à Saúde desenvolve junto aos serviços da nossa rede segue um direcionamento e o modelo técnico-assistencial definido pelo Ministério da Saúde”, disse Juliana.

Foto Mazinho Gomes  (14)Saúde da Mulher – A rede municipal de saúde oferece um acompanhamento continuado na assistência à saúde da mulher. As equipes de saúde da família promovem ações educativas para o público feminino, orientando sobre os cuidados básicos com a saúde e a importância do autoexame para prevenir o câncer de mama, além de um trabalho de incentivo ao parto natural, redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher e planejamento familiar.

Saúde do Homem – A área técnica em Saúde do Homem tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado e as doenças prevalentes entre a população masculina.

Saúde do Idoso – As políticas voltadas para os idosos são baseadas na inclusão, autonomia e autoestima deste grupo, por meio de atividades promovidas por uma equipe multiprofissional no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família.

Criança e Adolescente – Dentro das estratégias desenvolvidas pela área técnica da Saúde da Criança e Adolescente destacam-se ações como: a vacinação; incentivo ao aleitamento materno; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança; acompanhamento nutricional, saúde na escola e a linha de cuidados para crianças, adolescentes e seus familiares em situação de violência.SMS - Arquivo Ascom - Ivomar Gomes (8)

População Negra – Com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Atenção à Saúde da População Negra, há uma linha de cuidado que desenvolve ações de vigilância em saúde sobre os casos de doença falciforme junto a Vigilância Epidemiológica. O trabalho é complementado com a qualificação de profissionais sobre a saúde da população negra.

Pessoa com Deficiência – Além da assistência e tratamento de pessoas com deficiência, há um cuidado direcionado para a inclusão dessas pessoas. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com diversos serviços da SMS voltados para a reabilitação como: Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe, Cristo e Mangabeira; Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), anexo ao hospital Santa Isabel; Centro de Saúde Mandacaru; Centro da Dor (Cendor), localizado no Ortotrauma de Mangabeira; além de associações, instituições públicas e privadas conveniadas.

Saúde Bucal – O cuidado com a saúde bucal da população acontece desde a atenção básica até os serviços especializados. Na rede municipal são ofertados atendimentos clínicos odontológicos como procedimentos restauradores, pequenas cirurgias, remoção de tártaro e atendimento de urgência. Além disso, também são desenvolvidas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, por meio de atividades educativas, escovação supervisionada, aplicação de flúor e visitas domiciliares, considerando as linhas de cuidado e os programas estratégicos do Ministério da Saúde.

Saúde Mental – O objetivo da linha de cuidado em Saúde Mental é quebrar o estigma e o preconceito em torno dos transtornos mentais por meio de uma política de redução de danos. Para isso, há um trabalho intersetorial dentro da rede pública municipal para acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

Hipertensão e Diabetes – A SMS oferece atividades de forma integrada dentro de seus serviços para reduzir os fatores de risco da hipertensão e da diabetes. Problemas como o tabagismo, alcoolismo, obesidade, entre outros, são trabalhados nas ações de promoção e prevenção desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, assim como em serviços especializados nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais).

Tuberculose e Hanseníase – A área técnica da Tuberculose e Hanseníase desenvolve as ações voltadas ao controle desses dois agravos, através de qualificações e assessorias técnicas junto aos profissionais das equipes de saúde da família e demais serviços de saúde do município de João Pessoa, orientando sobre o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por esses dois agravos. Há também o monitoramento e avaliação dos indicadores prioritários, além das campanhas educativas para a população.