Rede Municipal de Saúde oferece cuidados para diabéticos desde a atenção básica

Por - em 408

Thibério Rodrigues

 

O diabetes pode acarretar em diversas complicações para a saúde de uma pessoa, mas é possível conviver com a doença se forem tomados os cuidados necessários. A rede municipal de Saúde de João Pessoa oferece acompanhamento aos usuários diabéticos desde a atenção básica. Atualmente, há um total de 15,4 mil diabéticos cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital.

Para ter acesso ao tratamento, a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) são as USF. O diagnóstico é dado pelo médico, por meio de exames e, caso a doença seja confirmada, o paciente passa a ser acompanhado por toda a equipe de saúde da família.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde, Ana de Lourdes Oliveira, o acompanhamento acontece de forma integrada nos serviços da rede. “O diabético recebe a avaliação de saúde por uma equipe multiprofissional, realiza os exames e recebe sem custo os medicamentos orais, insulina e insumos necessários para o tratamento”, explicou.

Conforme a necessidade de cada usuário, ele é encaminhado para serviços especializados para consultas com endocrinologista, nutricionista, angiologista e outros profissionais de saúde.

Pé diabético – Quando o diabetes acomete os pés, é chamado de pé diabético. De acordo com o protocolo de atenção à saúde da pessoa com pé diabético, o aparecimento de dor, tumor plantar ou febre são algumas características do pé infectado.

O ambulatório do pé diabético, referência em João Pessoa no cuidado das lesões nos membros inferiores dos pacientes com diabetes, está localizado no Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe, Rua Alberto de Brito, s/n.

Para ser atendido no ambulatório, o usuário deve ser diabético e estar com algum ferimento nos membros inferiores. Ele deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência para avaliação e encaminhamento. É necessário levar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS. O ambulatório conta com uma equipe interdisciplinar de saúde, composta por cirurgião, dermatologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Diabetes – O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.

Sintomas – De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns do diabetes são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante e/ou perda de peso sem explicação. Ainda podem ocorrer fraquezas, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Prevenção – A coordenadora de Doenças Crônicas da SMS explica que hábitos e alimentação saudáveis podem evitar a doença. “É importante manter-se fisicamente ativo, comer uma dieta equilibrada, pobre em gordura e açúcares, evitar fumo e excesso de álcool, assim como estabelecer metas de controle de peso. Da mesma forma se controla a doença, pois hábitos saudáveis são a base do tratamento do diabetes”, disse.