Rede Sentinela oferece educação continuada em segurança do paciente no Santa Isabel

Por - em 661

Thibério Rodrigues

Hospital_santaisabel_ fotoAdrianoFranco_03A Rede Sentinela oferece aos profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) um programa de educação continuada sobre vigilância sanitária e segurança dos pacientes. O objetivo é estimular a melhoria na qualidade dos serviços disponibilizados pelas unidades hospitalares.

O Programa Sentinelas em Ação é uma estratégia virtual de atualização e compartilhamento de conhecimentos relacionados à vigilância sanitária, segurança do paciente e assuntos emergentes no cenário da saúde no Brasil. A iniciativa é uma parceria da Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) com o Hospital Sírio Libanês.

As palestras do programa são transmitidas, em tempo real, às terças-feiras das 11h às 12h, utilizando-se de tecnologias de videostreaming e videoconferência, exclusivo para as instituições que compõem a Rede Sentinela de Serviços de Saúde de todo o Brasil.

Todo o conteúdo é transmitido pela internet, com a possibilidade de interação por videoconferência e envio de perguntas por ferramentas de discussão. Todos os programas já transmitidos ficam disponíveis em uma videoteca, podendo ser acessados a qualquer momento.

Em João Pessoa as palestras são exibidas no auditório do HMSI e são direcionadas para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais da área de Saúde. Para a gerente de risco do HSMI, Alenita Oliveira, o programa é uma oportunidade de agregar novos conhecimentos aos profissionais da unidade hospitalar “A cada encontro são discutidos protocolos e ações para reduzir o risco que o paciente corre dentro de um hospital”, afirmou.

Rede Sentinela – A Rede Sentinela é uma estratégia da Vigilância Sanitária Pós-Uso/Pós-Comercialização de Produtos (Vigipós), que visa à prevenção de riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária. A rede funciona como observatório nos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, e atua em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Nos estabelecimentos de saúde que integram a rede existe uma gerência de risco que funciona como referência da Vigipós para notificar e monitorar eventos adversos e queixas técnicas de produtos utilizados nesses estabelecimentos. As informações da Rede Sentinela abastecem o SNVS e subsidiam ações de regulação desses produtos no mercado.