Redes sociais e carros de som são usados para orientar população sobre isolamento social
Seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem tomado medidas de orientações que se mostraram eficazes para manter o isolamento na Capital. Através da plataforma de monitoramento inteligente de circulação de pessoas, percebeu-se um aumento na porcentagem de pessoas que estão cumprindo a quarentena.
Através das redes sociais, propagandas na TV e carros de som, que circulam nos bairros com maior número de pessoas na rua, a Prefeitura tenta chamar atenção da população, dando orientações e explicando a importância de se manter isolado neste período de pandemia. Na última semana, carros de som estiveram fazendo este trabalho educativo nos bairros de Paratibe, Gramame, Alto do Mateus, Cristo, Mangabeira e Valentina. Nesta semana, a programação também inclui os bairros de Mandacaru, Alto do Céu e Geisel.
Desde o início do mês passado, o prefeito Luciano Cartaxo vem anunciando um conjunto de medidas restritivas com base em especialistas em epidemiologia e na experiência internacional de combate à Covid-19. Na quinta-feira (16) passada, a PMJP lançou um sistema de monitoramento inteligente capaz de apontar a estimativa diária do cumprimento das medidas de distanciamento social, ferramenta colocada em prática por meio de parceria com a startup pernambucana InLoco. Dessa forma, com a ajuda da tecnologia, vai ser possível orientar a população de acordo com os possíveis focos de aglomeração.
No último fim de semana, o índice de isolamento social na Capital foi de 48,3%. Bairros como Paratibe e Portal do Sol tiveram 74,8% das pessoas permanecendo em casa. Já os bairros de Mangabeira e de Barra de Gramame registraram os números mais baixos de distanciamento social, entre 34,2% e 35,3%, respectivamente.