Representante do MEC visita escolas da Rede Municipal para conhecer projeto

Por - em 482

Algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa receberão, nesta quinta-feira (05), a visita de um representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que irá conhecer o projeto ‘Filhos da EJA’, criado pela Secretária de Educação e Cultura (Sedec).

Com o objetivo de evitar a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto oferece a possibilidade de os estudantes levarem seus filhos para a escola no horário das aulas, já que não ter com quem deixar as crianças pode ser um fator decisivo para que o jovem ou adulto desista dos estudos.

A Sedec, ao ser informada da necessidade de cada escola, designa cuidadores para tomar conta das crianças durante as aulas. Enquanto os pais estudam, os pequenos desenvolvem atividades recreativas e lúdicas junto com a cuidadora, que supervisiona tudo.

O sucesso do projeto chamou a atenção do MEC. “Enviamos um relatório apresentando todas as nossas ações, e logo depois recebemos um retorno do Ministério dizendo que iria enviar um representante pra conhecer algumas escolas e ver como funciona o projeto”, explicou o coordenador da EJA, Adriano Soares. Ele contou ainda que outros municípios paraibanos também se interessaram em adotar o projeto.

Planejamento – Na terça-feira (03) foi realizado o primeiro planejamento da EJA, com a presença de cerca de 500 profissionais da educação, entre professores, especialistas e gestores.

A reunião teve a finalidade de orientar e apresentar as diretrizes da EJA para 2015. Um dos principais temas abordados foi a qualificação profissional dos alunos, que será realizada em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através de cursos realizados no contraturno das aulas.

Sobre a EJA – A Educação de Jovens e Adultos é reconhecida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação, LDB nº 9.394, como modalidade de ensino da Educação Básica responsável pela escolarização de pessoas que não puderam ter acesso ou continuidade aos estudos na faixa etária correspondente.

A faixa etária mínima para ingresso na EJA é de 15 anos completos para qualquer um dos ciclos, que são quatro e compreendem todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Para completar os quatro ciclos são necessários dois anos, com carga horária mínima de 800 horas em cada um.