Violência contra a pessoa idosa é tema de ‘Roda de diálogo’ nesta segunda-feira
Fátima Sousa
O Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa é 15 de junho, próxima segunda-feira. Para chamar a atenção da sociedade e do poder público para o assunto, a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) irão realizar uma ‘Roda de diálogo’. Será a partir das 14h, no auditório da Casa dos Conselhos, na Rua Dom Pedro I, 692, Centro.
O evento será destinado aos servidores e representantes de programas e serviços das entidades governamentais e não governamentais e a sociedade civil. “O dia será de reflexão e denúncia sobre a situação de negligência e violência que ainda é vivenciada pela pessoa idosa na sociedade, mesmo com os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso”, afirmou Nilsonete Ferreira, coordenadora do Programa do Idoso da Sedes.
De acordo com o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Capital da Paraíba tem 75.940 idosos, o equivalente a 10,8% da sua população. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) leva vários serviços e programas sociais a noventa e dois grupos de convivência, em torno de 6 mil pessoas.
Irene Delgado, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, afirma que as políticas públicas têm garantido direitos e contribuído para o avanço de mais respeito por parte da coletividade, mas faz uma ressalva quanto ao tratamento que muitos idosos sofrem na sociedade, em especial por parte de familiares.
“Esse respeito ainda é muito insipiente diante da falta de compromisso e sensibilidade, sobretudo da família com a pessoa idosa. São ainda muitos os casos de negligência por parte de familiares, que são denunciados e confirmados pelos órgãos de proteção. Essa violência ocorre de forma sutil dentro da própria casa e é preciso que as pessoas que têm conhecimento disso se coloquem no lugar da vítima e denunciem. A maior arma contra a violência ainda é a denúncia”, destaca.
Serviços – Todas as unidades da PMJP atualmente, seja na área de assistência social ou de saúde, oferecem serviços destinados a atender a pessoa idosa. Na Sedes, por exemplo, existem treze Centros de Referência da Assistência Social (Cras); quatro Centros Especializados da Assistência Social (Creas), todos preparados para atender pessoas acima de 60 anos, além dos 92 grupos de convivência.
O governo municipal ainda disponibiliza o Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, e dois Centros de Práticas Integrativas, localizados nos Bancários e no Valentina Figueiredo. A cidade também tem a Delegacia e a Curadoria do idoso.