Rodada Cultural e de serviços marca o Mês da Mulher no Cecaf

Por Andrezza Carla - em 840

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está promovendo através da feira da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) uma rodada de apresentações culturais e de serviços. As apresentações fazem parte da programação preparada para o Mês da Mulher.

Esta semana, as atividades culturais foram compostas pelo músico patoense Cicinho Medeiros, o Grupo Reaprendendo, da Terceira Idade, com apresentação de xaxado, além do poeta César Eduardo, com declamação de poesias e cordéis voltados para enaltecer a figura da mulher. Todas as apresentações aconteceram durante a feira desta quinta-feira (9).

Atualmente, 50% da produção e comercialização do local são encabeçadas por mulheres. Para a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, é preciso cada vez mais conscientizá-las do seu real papel e importância na sociedade. “A gente compreende que nessa trajetória de lutas e conquistas que estamos galgando ao longo de quase dois anos aqui na Central, a mulher deve se colocar como protagonista e graças a Deus estamos conseguindo inseri-las nesse papel”, disse.

Maria Aparecida tem 27 anos e mora na zona rural do município de Pitimbu. Há quase um ano e meio ela comercializa seus produtos agrícolas na Cecaf. “A gente fica emocionada com a homenagem no nosso mês, anima a feira e o movimento fica maravilhoso, muitas pessoas vieram conferir as apresentações”, contou.

“Essa questão da representação feminina foi construída ao longo do tempo. No início a gente tinha a presença, mas não contávamos com a participação ativa da mulher e isso só foi construído com o diálogo e a criação de espaços para discussão com as produtoras”, relatou Márcia Dornelles, coordenadora do Território da Zona da Mata Norte da Cecaf.

Mês da Mulher – Ainda no dia 30 deste mês, durante a feira semanal, está programada para acontecer uma rodada de serviços voltados exclusivamente para o público feminino. As atividades serão oferecidas gratuitamente por meio de uma parceria entre a Cecaf, o Senac e a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a feira dos sábados, músicos e cordelistas continuam a se apresentar como tem acontecido ao longo dos últimos meses, porém com repertório e poesias homenageando as mulheres.

O Cecaf – A Central está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro José Américo, e tem atividades todas as quintas-feiras e aos sábados. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis. Todos os alimentos comercializados no local são produzidos por agricultores familiares de 24 municípios paraibanos. Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o espaço dispõe de lanchonetes especializadas em frutos do mar e comidas regionais.