Samu alerta sobre aumento de ocorrências com crianças durante as férias escolares

Por Max Oliveira - em 883

Todo cuidado com criança é pouco, ainda mais durante as férias quando o tempo livre se torna uma preocupação a mais para pais e mães. Uma preocupação que não é à toa, segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para este período, considerando ocorrências apenas com crianças.

Os dados foram levantados entre dezembro do ano passado até a última terça-feira (17), onde foi observado um aumento de 6, 38% em relação à média dos outros meses. As principais ocorrências são traumas pediátricos, quedas de alturas e acidentes de trânsitos. No total, foram registradas 153 ocorrências.

A coordenadora do Samu, doutora Érica Rivenna, pondera que o aumento de ocorrências está, de fato, relacionado com o período de férias escolares. Ela alerta pais, mães ou responsáveis sobre como devem proceder em caso de alguma ocorrência com crianças.

“Em casos de quedas, que são muito comuns com crianças, é muito importante examinar com cuidado, observar se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado. Em caso de engasgos, a orientação é não colocar o dedo na garganta para tentar retirar o objeto, pois pode causar uma pequena obstrução e o dedo pode empurrá-lo ainda mais”, explicou.

O Samu pode ser acionado na grande João Pessoa pelo número 192. Entre os quadros que se encaixam na área de atendimento estão os de convulsão, sangramentos digestivos, infarto, queda de alturas, acidentes graves de trabalho ou de trânsito e ferimentos por armas brancas ou de fogo.