Samu atende 155 pessoas durante final de semana de prévia carnavalesca

Por - em 362

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 155 atendimentos durante este fim de semana do Folia de Rua. A maioria dos usuários foi atendida no próprio local. A ação integra o esquema de segurança montado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para assegurar saúde e tranquilidade ao folião durante os festejos.

Os atendimentos foram realizados durante a abertura do Carnaval 2014 – João Pessoa de Todos os Ritmos – e o desfile dos blocos Picolé de Manga, Atletas e Virgens de Tambaú. O dia com maior quantidade de atendimentos foi o das Virgens de Tambaú, com 103 pessoas atendidas.

De acordo com o coordenador administrativo do Samu, Gilmore Lins, o suporte do Samu é imprescindível para um Carnaval mais tranquilo. “Estamos com equipes preparadas durante todo o período de Carnaval para, caso aconteça alguma emergência, possamos fornecer prontamente uma assistência”, explica Gilmore.

Sessenta e cinco profissionais e 13 veículos foram escalados para dar suporte médico durante os desfiles dos principais blocos do Folia de Rua e Carnaval Tradição. Nesta segunda-feira (24), no desfile do bloco Muriçoquinhas e Melhor Idade, uma unidade de suporte básico e uma unidade de suporte avançado de vida e duas motolâncias estarão a postos.

Nas Muriçocas do Miramar (26) o Samu terá quatro postos de atendimento. Um posto médico avançado será instalado na Avenida Epitácio Pessoa, no Posto 99, com uma unidade de suporte avançado de vida e outra de suporte básico à vida. O segundo posto será instalado no estacionamento do Pão de Açúcar do Miramar, com uma unidade de suporte básico à vida e duas motolâncias.

Os terceiro e quarto postos contarão com unidades de suporte básico à vida e motolâncias e serão instalados respectivamente na Subprefeitura de Tambaú, cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Miguel Lira, e no cruzamento da Epitácio Pessoa com a Antônio Lira.

A Praça Antenor Navarro contará com uma unidade de suporte básico de vida e uma dupla de motolâncias durante o desfile do Bloco Cafuçu, no dia 28.

O esquema de suporte do Samu também abrangerá o Carnaval Tradição. Do dia primeiro a quatro de março uma unidade de suporte básico de vida e duas motolâncias, além de uma unidade de suporte avançado, estarão preparadas para qualquer contingência na Av. José Américo de Almeida (Beira Rio).