Samu capacita profissionais sobre transporte aeromédico

Por - em 660

Thibério RodriguesD R T . R J .15855.

Mais de 100 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa e da 1ª Macrorregião do Estado da Paraíba estão participando de uma qualificação sobre transporte aeromédico, fisiologia do vôo e gerenciamento de cabine. O curso teve início nesta quinta-feira (23) e segue até esta sexta-feira (24) na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante a capacitação, os profissionais tem aulas sobre os procedimentos de emergência em acidente aéreo e noções sobre o funcionamento interno de uma aeronave, possibilitando um atendimento mais especializado das equipes. O Samu Regional de João Pessoa realiza atendimentos aéreos em parceria com Grupo Tático Aéreo (GTA).

As aulas são ministradas pelo Brigadeiro médico Eduardo Serra Negra Camerini e direcionadas para os médicos, enfermeiros e coordenadores do serviço. O curso é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) da Paraíba e UFPB.

De acordo com o coordenador geral do Samu, Márcio Gomes Ferreira, a qualificação é uma forma de incentivar a educação continuada e aprimorar o atendimento prestado à população. “Mais uma vez estamos trazendo instrutores de reconhecimento nacional para transmitir conhecimentos de alto nível técnico, fazendo com que nossa prestação de serviço à população seja cada vez mais eficaz”, afirmou.

“Esse curso é de extrema importância para qualificação de nossos profissionais e dos profissionais da 1ª macrorregião do Estado da Paraíba, pois estamos nos preparando preventivamente para prestar um atendimento especializado e de qualidade técnica em casos de emergências, acidentes com múltiplas vítimas e de grande proporção”, disse Ronaldo Bezerra, coordenador de enfermagem do Samu.

Serviço – O Samu 192 é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão. A central funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Atualmente, o serviço em João Pessoa conta com 352 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, farmacêuticos, técnicos auxiliares em regulação médica, supervisores, assistentes administrativos, recepcionistas, mecânicos e técnico em eletroeletrônica.

O Samu disponibiliza sete motolâncias e 17 ambulâncias, sendo cinco de Unidade de Suporte Avançado de Vida, 11 Unidades de Suporte Básico de Vida e uma ambulância de resgate da Polícia Rodoviária Federal, conveniada entre os Ministérios da Saúde e da Justiça.