Samu realiza palestra sobre pilotagem segura para servidores públicos

Por - em 482

Com o objetivo de diminuir o tempo resposta das ocorrências, melhorar o atendimento à população e evitar acidentes de trânsito e trabalho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irá promover uma palestra sobre pilotagem segura para condutores de veículos de serviços públicos.

A capacitação, que tem como tema a harmonia no trânsito, acontece nesta quarta-feira (10), às 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Aproximadamente 60 profissionais de diversos órgãos como Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Urbana Municipal e Cidadania (Semusb), Polícia Militar – Rotam, Motolância e Corpo de Bombeiros irão assistir à palestra.

A palestra será realizada em uma parceria com o Centro Educacional de Treinamento da Honda de Recife (CETH/PE), sendo ministrada pelo instrutor Eduardo Ferreira. Ele vai orientar os profissionais sobre pilotagem defensiva e preventiva, pilotagem avançada em ‘on road’ e ‘off road’, e técnicas de pilotagem avançada em motocicleta, prevenindo, assim, os acidentes no momento da ocorrência.

Gilmore Lins, coordenador administrativo do Samu – JP, ressaltou a importância de conscientizar tais profissionais sobre como conduzir de forma segura. “Mesmo sendo veículos de urgência, esses condutores precisam entender que não podem dirigir de qualquer maneira” frisou.

Serviço – O Samu 192 é um serviço de saúde que funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão. A central funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Atualmente, o Samu de João Pessoa conta com 352 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, farmacêuticos, técnicos auxiliares em regulação médica, supervisores, assistentes administrativos, recepcionistas, mecânicos e técnico em eletroeletrônica.

O serviço disponibiliza sete motolâncias e 17 ambulâncias, sendo cinco de Unidade de Suporte Avançado de Vida, 11 Unidades de Suporte Básico de Vida e uma ambulância de resgate da Polícia Rodoviária Federal, conveniada entre os Ministérios da Saúde e da Justiça.