Samu registra 89 atendimentos durante final de semana do Folia de Rua

Por Rebeka Paiva - em 486

O último final de semana foi marcado por vários blocos do Folia de Rua 2019 e o esquema operacional montado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender os foliões durante as festividades registrou 89 atendimentos entre a Abertura Oficial, na quinta-feira (21), e o bloco das Virgens de Tambaú, no domingo (24).

Do total dos atendimentos, 56 foram realizadas no bloco das Virgens de Tambaú, 14 durante a abertura oficial, no Ponto de Cem Réis, 18 no bloco Vumbora e apenas um registrado no Bloco dos Atletas. Entre o público atendido, 53% eram mulheres e 47% homens. O Samu atendeu 10 homens e 14 mulheres com 30 anos ou mais, 26 homens e 24 mulheres com idade entre 18 e 29 anos e 6 homens e 9 mulheres menores de 18 anos.

As principais ocorrências foram devido a mal estar, com 23 atendimentos, e excesso de álcool, com 13. O serviço também prestou assistência devido a ferimento por corte contuso, agressão física, ferimento por arma de fogo, hipertensão e outros motivos. A maioria foi atendida e liberada no local, mas o serviço ainda encaminhou seis usuários para hospitais e UPA e teve um óbito no local.

Durante as Muriçoquinhas, que aconteceu nesta segunda-feira (25), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência não registrou atendimento.

O Samu ainda mantém um esquema operacional para o bloco das Muriçocas, que desfila nesta quarta-feira (27), Cafuçú na sexta-feira (1°) e Carnaval Tradição.

Samu Regional João Pessoa – O serviço é estruturado por quatro unidades de Suporte Avançada de Vida (USA), sete Unidades de Suporte Básico de Vida (USB) e sete motolâncias. Para acionar o serviço, o usuário deve ligar gratuitamente para o número 192.

A Polícia Rodoviária Federal – 191, junto com o Samu-192, devem ser acionados para acidentados nas rodovias. Já quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar – 190. Em casos de afogamentos e choques elétricos deve ser acionado em conjunto com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.