SMS realiza nesta quinta-feira seminário sobre prevenção ao tabagismo e doenças crônicas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (17) um seminário sobre prevenção ao tabagismo e outros fatores de risco para doenças crônicas no ambiente escolar. A ação, realizada pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Seção de Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis, tem o apoio da Secretaria de Educação (Sedec). A formação é voltada aos profissionais da rede pública de ensino e acontece a partir das 13h30 no auditório do Colégio Lyceu Paraibano, Centro da Capital.
Dentro do seminário serão trabalhados temas que influenciam diretamente o tema central do debate, como cigarro, álcool e outras drogas, alimentação saudável, atividade física e meio ambiente. Devem participar do evento cerca de 180 profissionais das escolas municipais e estaduais vinculadas ao Programa Saúde da Escola.
“Precisamos trabalhar esses temas com os professores para que eles possam orientar os estudantes e despertar neles a importância da prevenção e cuidados com a saúde, para que façam escolhas saudáveis e evitem comportamento com risco a desenvolver várias doenças evitáveis”, destaca Jane Moraes, referência do Programa Saúde na Escola na SMS.
Dados – De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense/2015) realizada pelo IBGE e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação,18,4% dos alunos do 9º ano experimentaram cigarros. O indicador para os meninos (19,4%) foi superior quando comparado às meninas (17,4%). A experimentação foi maior entre os estudantes das escolas públicas (19,4%) do que das escolas privadas (12,6%).
Quanto aos estudantes de 13 a 15 anos, a experimentação é de 19%, chegando a pouco mais de 29% na faixa etária de 16 a 17 anos. No grupo de 16 a 17 anos, 10% experimentaram cigarros antes dos 14 anos e aproximadamente 8% consumiram cigarros pelo menos uma vez nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa.