Saúde realiza oficina para dinamizar fluxo de atendimento nos serviços
A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realizará uma oficina com os diretores gerais e técnicos dos serviços de urgência e emergência e da atenção básica da rede municipal. O objetivo é dinamizar o fluxo atendimento aos usuários para não chegar à superlotação nas unidades de saúde.
O evento acontecerá nesta quinta-feira (16), das 8h30 às 16h, no auditório da direção de Atenção à Saúde da SMS, localizada na Avenida Júlia Freire, s/n, Torre. A capacitação será ministrada por profissionais do Ministério da Saúde.
Durante a oficina, os profissionais do município serão orientados sobre a regulação e o encaminhamento dos usuários para os serviços adequados, evitando, por exemplo, que um paciente se dirija a uma unidade de emergência, quando poderia ser atendido numa unidade básica de saúde. Ou que o mesmo permaneça num leito por mais tempo que o necessário.
De acordo com a diretora de gestão hospitalar, Maria Dorinha Macêdo, a oficina vai contribuir na qualidade da assistência, além de aprimorar a atuação dos gestores na rede hospitalar. “Estamos visando melhoria no processo de trabalho dos hospitais com relação à rotatividade dos leitos, facilitando a redução do tempo de permanência no leito hospitalar”, afirmou.
Rede integrada – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) possui uma rede integrada para cuidar da saúde da população, contando com ações que servem como “portas de entrada”, compreendendo desde a atenção básica com as unidades de saúde da família (USF) distribuídas nos bairros da Capital, até os serviços de urgência e emergência, que atendem à população 24 horas por dia.
Os atendimentos nas unidades que recebem casos de urgência e emergência funcionam de acordo com a classificação de risco do paciente. Os principais serviços neste perfil oferecido aos moradores da Capital são: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania e Célio Pires de Sá. Quando um caso não se enquadra no perfil de atendimento desses serviços, o usuário é encaminhado para as USFs ou os serviços especializados da rede.