Seção DST/Aids realizará testes rápidos nos 15 anos do Conjunto Antonio Mariz
Neste sábado (6), a Seção de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará da comemoração dos 15 anos do Conjunto Habitacional Antonio Mariz. Entre os serviços que serão ofertados à comunidade, haverá testes rápidos para hepatites virais B e C e distribuição de material educativo, gel lubrificante e preservativos (masculino e feminino).
Segundo a chefe da Seção DST/Aids, Tatiana Pinangé, a SMS aproveitará a ocasião para dar início às ações em alusão ao dia 28, quando se celebra o Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais. “Teremos um cronograma de atividades voltadas para o diagnóstico precoce das hepatites virais, pois é sabido que o sucesso do tratamento está diretamente ligado à precocidade do diagnóstico”, ressaltou.
De acordo com ela, as hepatites são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas (quando aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras). Não diagnosticadas, elas podem evoluir e se tornar crônicas, levando à cirrose ou ao câncer. “Por isso é necessário levarmos as testagens até as comunidades”, salientou.