Secretaria de Saúde capacita equipes para trabalhar na prevenção do diabetes

Por - em 520

Com o objetivo de fortalecer o cuidado com o usuário diabético, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes realiza nesta terça-feira (03), a partir das 14h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a segunda palestra para qualificação sobre Diabetes e Pé Diabético nos serviços disponibilizados pela rede municipal de Saúde. A primeira explanação foi realizada na tarde desta segunda-feira (2).

As palestras são destinadas para profissionais que trabalham Equipes de Saúde da Família (ESF) dos cinco Distritos Sanitários da Capital e para médicos e enfermeiros da Atenção Básica. Serão discutidos os seguintes temas: Diabetes – Diagnóstico e tratamento; Pé Diabético – Avaliação e organização do cuidado, ministros por médicos endocrinologista e cirurgião vascular da rede municipal de saúde.

De acordo como médico Augusto Brasileiro, cirurgião vascular da rede municipal de saúde é importante capacitar para cuidar melhor e com mais qualidade dos pacientes. “Estamos treinando as Equipes das Unidades de Saúde da Família para o novo programa, implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que é o Pé Diabético, desta forma esperamos reduzir em quase 90% o números de cirurgias e internações. Ainda, dentro do programa de capacitação, é necessário orientar a sobre o tratamento do usuário diabético ao cuidado das feridas, quando aparecem, para evitar a amputação,” destacou.

Atendimentos – O ambulatório do Pé diabético é um serviço de média complexidade para tratar casos de usuários que precisam ser atendidos na atenção especializada. A unidade disponibiliza um atendimento diferenciado e conta com cirurgiões vasculares, enfermeiros e fisioterapeuta.

O serviço recebe pacientes diabéticos com lesões nos pés (o Pé Diabético), com feridas que causam sérias infecções, gangrenas e muitas vezes, a necessidade de amputações dos pés e pernas dos pacientes portadores da diabetes.

Para ter acesso ao tratamento, o usuário precisa passar por uma avaliação médica na Atenção Básica, em uma das Unidades da Saúde da Família (USF), e a Equipe de Saúde da Família fará o encaminhamento para o Ambulatório do Pé diabético, localizado no Cais Jaguaribe, caso haja necessidade. Para mais informações, o usuário pode ligar para 3214-3110 ou 3214-7955.