Secretaria de Saúde de João Pessoa promove mais uma ação do Outubro Rosa
Prevenir à saúde e alertar para necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o objetivo da campanha Outubro Rosa, que nesta sexta-feira (6), como parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará promovendo cuidados e orientações às mulheres da Câmara Municipal de João Pessoa Casa Napoleão Laureano, a partir das 8h.
“O cuidado e a assistência para saúde integral da mulher se dá durante todo ano, em todos os serviços da rede municipal de saúde, já que trabalhamos de porta aberta para orientar, escutar, propiciar a assistência e fazer os encaminhamentos necessários das mulheres pessoenses”, destacou a secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros. “Sobretudo, o Outubro Rosa é especial, é onde fazemos um chamamento para a conscientização. É um apelo para a importância do cuidado”, completou.
A programação direcionada às colaboradoras da Câmara Municipal contará com orientações sobre a saúde da mulher com cuidados voltados principalmente para o câncer de mama, atualização do cartão de vacinação, atendimento odontológico, argiloterapia, entre outras atividades de estéticas ofertadas por entidades parceiras da ação.
“É uma ação importante e mostra o zelo e a sensibilidade que a gestão do Prefeito Luciano Cartaxo tem com a saúde, em sua integralidade e, principalmente, com as mulheres. Estamos tendo também a oportunidade de trazer, por meio dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, as ações para que as colaboradoras da Câmara Municipal recebam os cuidados que elas merecem”, ressaltou o presidente da Casa, Marcos Vinícius Nóbrega.
Atendimento espontâneo – Além da assistência nas Unidades de Saúde da Família, durante todo o mês de outubro, a Rede Municipal de Saúde, estará ofertando um atendimento espontâneo às mulheres que precisarem de atendimento com mastologista. Os atendimentos e a marcação estarão acontecendo no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe.
Pra ter acesso à facilidade, a usuária deve ser residente de João Pessoa, ter idade entre 40 e 74 anos. Para ser atendida a usuária precisa ir até o Cais Jaguaribe ou ao HMSI, portando os documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência, a consulta será marcada mediante agendamento interno.
“O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. E foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença”, informou Katherine Kathlen, diretora do Distrito Sanitário IV, da SMS.