Secretaria de Saúde de JP promove ação de combate à hanseníase

Por - em 488

Uma programação especial para o Dia Mundial de combate à hanseníase, comemorado no próximo dia 30, está sendo preparada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A ação irá acontecer no Parque Sólon de Lucena das 8 às 12h, com a presença de profissionais de saúde fornecendo orientações sobre a doença, além do encaminhamento dos casos suspeitos para serviços de saúde do município.

Participarão do evento profissionais das equipes de Saúde da Família e agentes comunitários dos cinco Distritos Sanitários, como também técnicos da coordenação de hanseníase do município. Em toda a Capital, as equipes de Saúde da Família realizarão atividades em suas áreas de abrangência, do dia28 a30 de janeiro.

Dados – No município de João Pessoa foram diagnosticados, no ano de 2012, 90 novos casos de hanseníase. O coeficiente de incidência da doença é de 12,1/100.000 habitantes. O tratamento da hanseníase é feito nas unidades de saúde e é gratuito.

Hanseníase – É uma doença transmissível, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae, sendo transmitida pelas vias respiratórias superiores, por meio da tosse e do espirro. Quando se inicia o tratamento, a pessoa doente deixa de transmitir.

Os principais sinais são caroços e placas em qualquer local do corpo, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, bem como, áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da sudorese. A hanseníase tem cura.