Secretaria de Saúde disponibiliza espaço para o autocuidado dos servidores

Por Cuidando do Ser - em 491

Pensando no cuidado dos seus profissionais que estão trabalhando no enfrentamento a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está oferecendo o espaço Cuidando do Ser. Segundo a equipe das áreas técnicas de Práticas Integrativas Complementares, Saúde Mental e Atenção Básica, o objetivo da inciativa é acolher, de forma humanizada, os profissionais dos diversos setores da SMS que buscam o autocuidado físico, mental e espiritual.

Alessandra Cruz, coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, explicou que a ideia da iniciativa veio por meio de uma conversa informal, o que fez perceber que trabalhar no meio de uma pandemia pode ser estressante para alguns profissionais. “É um momento de incertezas e nós, profissionais da saúde, não podemos parar. Mas percebemos que podemos tornar esse momento mais leve através de atitudes simples, como esse espaço que criamos”, afirmou.

O espaço Cuidando do Ser faz uso de terapias naturais como a fitoterapia, oferecendo chás, e musicoterapia. Além disso, uma equipe multiprofissional fica de prontidão para fazer a escuta qualificada daqueles que precisam conversar. Se houver necessidade, o funcionário é encaminhado para um atendimento com o psicólogo.

O cuidado com a saúde mental dos funcionários que estão trabalhando para que a população seja bem atendida é uma das prioridades da Secretaria da Saúde e esse espaço criado já vem surtindo efeito. “Os funcionários abraçaram a ideia e ajudam uns aos outros, apoiando e ouvindo. Percebemos que o clima mudou e que as pessoas se sentem mais seguras e leves para seguir na linha de frente. Claro, tomando todos os cuidados”, afirmou Patrícia Margarete Barbosa, coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).