Secretaria de Saúde e Justiça se unem para beneficiar saúde da criança e do adolescente

Por - em 309

Uma comitiva formada por gestores da saúde e operadores do Direito de João Pessoa realizou uma visita aos hospitais Arlinda Marques e Rodrigues de Aguiar, na tarde desta quarta-feira (13), no intuito de conhecer com mais profundidade o serviço de atenção à saúde infantil oferecido em João Pessoa.

A comitiva contou com os secretários Municipal e Estadual de Saúde, Lindemberg Medeiros e Waldson Souza, respectivamente; o juiz Fabiano Moura, da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju); o promotor de Saúde de João Pessoa, Flávio Wanderley; a juíza auxiliar da Coinju, Aylzia Fabiana; e o desembargador Fred Coutinho, ouvidor do Poder Judiciário da Paraíba.

O Hospital Arlinda Marques foi indicado para ser ponto de partida das visitas devido aos problemas de superlotação vivenciados nos últimos dias, causados pelo fechamento do Hospital João Soares e pela suspensão dada pela Vigilância Sanitária Municipal ao Hospital Infantil Rodrigues de Aguiar (que, aliás, já voltou a funcionar). “As secretarias Municipal e Estadual retomaram o diálogo e já começaram a se articular. Também é saudável e bem-vinda essa aproximação com os órgãos de Justiça, pois somente assim podemos criar soluções definitivas para algumas das muitas dificuldades que enfrentamos”, disse Lindemberg Medeiros.

Nas visitas, ficou agendado um novo encontro entre os gestores e os representantes da Justiça, na próxima terça-feira (19), às 14h, no Tribunal de Justiça da Paraíba. As secretarias Estadual e municipal de Saúde, que já vêm se reunindo para traçar ações integradas, levarão um relatório conjunto do que tem sido feito e do que está planejado para essa área, em médio e longo prazo.

Para o juiz Fabiano Moura, o momento é de união. “A ideia é fazermos um trabalho de parceria, pois o que nos interessa é garantir o atendimento às crianças e aos adolescentes. A saúde é prioridade, principalmente para faixa etária”, ressaltou.