Secretaria de Saúde encerra Novembro Azul com ação voltada ao homem com deficiência

Por Rebeka Paiva - em 664

D R T . R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou na manhã desta sexta-feira (30) a campanha Novembro Azul. O encerramento aconteceu no Centro de Reabilitação e Cuidados da Pessoa com Deficiência, na Policlínica Municipal de Jaguaribe, em uma ação voltada ao cuidado da saúde do homem com deficiência.

“Fechamos com chave de ouro nossa campanha de Novembro Azul, ofertando um momento especial ao homem com deficiência, usuário que precisa de uma assistência diferenciada e mais efetiva. Mas é importante reforçar que encerramos a campanha, mas os cuidados com a saúde do homem continuam durante todo o ano, com os atendimentos e encaminhamentos nos nossos serviços em todos os níveis de atenção”, destaca a secretária-adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Durante o encerramento, foram ofertados cuidados à saúde do homem e também às mulheres acompanhantes dos usuários e pacientes do serviço com testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial e glicemia, consulta com médico clínico geral, roda de conversa com urologista, consulta com ginecologista e mastologista, além de práticas integrativas e complementares em saúde, como massoterapia, ventosaterapia, argiloterapia e auriculoterapia.

D R T . R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Um dos participantes da atividade foi Sued Emanuel Espínola, de 29 anos. “É bom e importante a gente cuidar da nossa saúde, principalmente a gente que já tem uma limitação, então aproveitei o momento hoje pra reforçar esse cuidado”, contou o barbeiro.

Campanha – Durante o mês de novembro, foram realizados 3.000 exames de PSA Total e Livre, 592 consultas com urologista, 129 exames ultrassom geral de próstata via abdominal e 16 exames de toque. Além disso, também foram realizadas 700 consultas com cardiologista e as consultas na atenção básica.

“Os números das consultas e exames realizados no mês de novembro demonstram a importância da campanha e que os homens estão buscando os serviços de assistência e cuidado, principalmente no mês de novembro. Estão aceitando o chamamento e participando efetivamente do cuidado com a saúde”, analisa Késsio Brito, coordenador da área técnica da saúde do homem da SMS.