Secretaria de Saúde entrega sede da Ouvidoria Setorial à população

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Contribuir na avaliação das ações, auxiliar na composição do planejamento do projeto de saúde do município de João Pessoa e servir como voz da população a respeito da qualidade do serviço. É com esses objetivos que funciona a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Saúde, que inaugurou, Na trade desta quinta-feira (14), a nova sede do prédio. O evento fez parte da programação da Semana do Ouvidor, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entre os dias 12 e 15 deste mês.

Na inauguração, o secretário Lindemberg Medeiros enfatizou a importância de uma ouvidoria forte para construir uma gestão democrática. “Uma ouvidoria ajuda no planejamento de um projeto político democrático. E é justamente esta a intenção da gestão municipal: construir um projeto capaz de enfrentar grandes questões que afligem a população e, com isso, melhorar o atendimento”, destacou.

A Ouvidoria Setorial da Saúde é um instrumento vinculado à Secretaria Executiva de Ouvidoria Geral do Município (OGM), órgão da estrutura administrativa e funcional ligado à Secretaria da Transparência Pública. A atribuição é oferecer atendimento a todos os cidadãos de João Pessoa e mediar conflitos nas relações internas, tendo como diretriz o fortalecimento da participação e do controle social.

Alcilene Figueiredo, chefe da Ouvidoria Setorial de Saúde, ressaltou que o telefone é o canal mais utilizado pela população para dar vazão às suas demandas. “Não temos receio de estabelecer uma ouvidoria, pois ela fornece um exame de raio-x de tudo o que acontece na saúde. Essas informações nos servem como instrumento para melhorar o serviço da secretaria”, destacou.

Segundo Lindemberg, o órgão tem o papel de instrumentalizar o gestor da saúde, a fim de que as decisões sejam precisas e dadas em tempo hábil. “A intenção da ouvidoria é ser um instrumento capaz de direcionar ações políticas e estratégicas”, disse. Para tanto, de acordo com ele, o relatório gerencial é a ferramenta utilizada no processo de gestão participativa, pois fornece levantamento e análise dos dados acerca das manifestações registradas.

Compromisso – Por meio da Ouvidoria, a SMS estabelece um canal de comunicação entre a população de João Pessoa e a atual gestão. “Queremos identificar necessidades e distorções no setor e buscar soluções para as demandas apresentadas. Temos o compromisso de propiciar um relacionamento democrático e participativo entre a gestão e a sociedade”, ressaltou a chefe da Ouvidoria Setorial da Saúde, Alcilene Figueiredo.

Elogios, sugestões, reclamações, solicitações e denúncias referentes aos serviços prestados pela SMS são encaminhados pela ouvidoria aos setores competentes, para o devido parecer. A ouvidoria também fornece informações gerais sobre a estrutura, o atendimento e o funcionamento das unidades de competência do município. Com isso, identifica e avalia o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. O prédio da ouvidoria se localiza na Avenida Epitácio Pessoa, 1324, Torre.

Canais de entrada de manifestações:

•    Telefone – 160
•    Carta – Avenida Epitácio Pessoa, 1324 – Bairro da Torre.
•    Pessoalmente – Avenida Epitácio Pessoa, 1324 – Bairro da Torre.
•    Internet – site da prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Ouvidoria Geral do Município.
•    E-mail: ouvidoriasaude@joãopessoa.pb.gov.br

A Ouvidoria Setorial da Saúde também está presente na rede descentralizada em Atenção Básica, Especializada e Hospitalar, com os canais de entrada de manifestações por telefone e presencial.