Secretaria de Saúde implementa núcleo interno de regulação e método para otimizar atendimentos

Por Ascom - em 3104

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta terça (24) e quarta-feira (25) uma qualificação para cerca de 140 profissionais da rede hospitalar para implantação e implementação do Núcleo Interno de Regulação e do método Kanban, que é um sistema que pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio à gestão de leitos. A capacitação acontece no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A qualificação para implementação dos sistemas é uma estratégia da rede hospitalar que visa facilitar o gerenciamento de leito e a organização dos serviços. “A ideia do núcleo interno de regulação é estabelecer uma linguagem de fluxos entre as unidades, para aperfeiçoar o gerenciamento de leitos. Por isso é fundamental envolver também os profissionais que estão na ponta dos serviços”, esclareceu o secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.

D R T . R J 15855. Ivomar Gomes Pereira.

“O Núcleo Interno de Regulação já está funcionando nos hospitais do município, considerando também que se trata de uma portaria da Rede de Urgência e Emergência e da importância dessa interface para unidades que atuam como portas abertas e que contam com leito de retaguarda”, destacou a diretora de Gestão Hospitalar, Maria Dorinha Macedo.

Estão sendo qualificados profissionais dos quatro hospitais da rede Municipal: Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), Hospital Municipal do Valentina, Instituto Cândida Vargas (ICV) e Hospital Municipal Santa Isabel e das três Unidades Pronto Atendimento da Capital, localizadas em Manaíra, no bairro Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.

Cerca de 140 profissionais entre enfermeiros, assistentes sociais, médicos, coordenadores de serviços e diretores estão participando desse momento. “Com essa qualificação, a rede de assistência estará mais capacitada para monitorar de forma eficiente, toda a rede de urgência, avaliando o fluxo de pacientes e otimizando os leitos existentes em cada serviço, juntamente com a diretoria de regulação”, completou a diretora.

Método Kanban – É um modelo originário da metodologia ‘Qualidade Total’, que inicialmente foi aplicado aos processos de produção na indústria e que no âmbito da saúde pública, pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio à gestão de leitos.

A prática do método Kanban na rede hospitalar visa à qualificação do gerenciamento do cuidado, por ambientes assistenciais, com a melhoria de fluxo de resolutividade nas unidades, diminuição de longa permanência dos pacientes, o que, consequentemente, diminui o risco de infecção hospitalar e melhora a qualidade no atendimento.

“Com esse método podemos ainda fazer uma reclassificação de risco dos pacientes internados ou em observação a cada 12 horas com a utilização do protocolo de Classificação de Riscos, otimizando a gestão nas ofertas dos serviços”, destacou Maria Dorinha.