Secretaria de Saúde implementa núcleo interno de regulação e método para otimizar atendimentos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta terça (24) e quarta-feira (25) uma qualificação para cerca de 140 profissionais da rede hospitalar para implantação e implementação do Núcleo Interno de Regulação e do método Kanban, que é um sistema que pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio à gestão de leitos. A capacitação acontece no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A qualificação para implementação dos sistemas é uma estratégia da rede hospitalar que visa facilitar o gerenciamento de leito e a organização dos serviços. “A ideia do núcleo interno de regulação é estabelecer uma linguagem de fluxos entre as unidades, para aperfeiçoar o gerenciamento de leitos. Por isso é fundamental envolver também os profissionais que estão na ponta dos serviços”, esclareceu o secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.
“O Núcleo Interno de Regulação já está funcionando nos hospitais do município, considerando também que se trata de uma portaria da Rede de Urgência e Emergência e da importância dessa interface para unidades que atuam como portas abertas e que contam com leito de retaguarda”, destacou a diretora de Gestão Hospitalar, Maria Dorinha Macedo.
Estão sendo qualificados profissionais dos quatro hospitais da rede Municipal: Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), Hospital Municipal do Valentina, Instituto Cândida Vargas (ICV) e Hospital Municipal Santa Isabel e das três Unidades Pronto Atendimento da Capital, localizadas em Manaíra, no bairro Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.
Cerca de 140 profissionais entre enfermeiros, assistentes sociais, médicos, coordenadores de serviços e diretores estão participando desse momento. “Com essa qualificação, a rede de assistência estará mais capacitada para monitorar de forma eficiente, toda a rede de urgência, avaliando o fluxo de pacientes e otimizando os leitos existentes em cada serviço, juntamente com a diretoria de regulação”, completou a diretora.
Método Kanban – É um modelo originário da metodologia ‘Qualidade Total’, que inicialmente foi aplicado aos processos de produção na indústria e que no âmbito da saúde pública, pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio à gestão de leitos.
A prática do método Kanban na rede hospitalar visa à qualificação do gerenciamento do cuidado, por ambientes assistenciais, com a melhoria de fluxo de resolutividade nas unidades, diminuição de longa permanência dos pacientes, o que, consequentemente, diminui o risco de infecção hospitalar e melhora a qualidade no atendimento.
“Com esse método podemos ainda fazer uma reclassificação de risco dos pacientes internados ou em observação a cada 12 horas com a utilização do protocolo de Classificação de Riscos, otimizando a gestão nas ofertas dos serviços”, destacou Maria Dorinha.