Secretaria de Saúde participa de ação para combate ao fumo

Por Rebeka Paiva - em 702

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, participou na manhã desta terça-feira, no shopping Tambiá, de uma ação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Fumo, comemorado no dia 15 deste mês. A ação foi uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, Associação Médica da Paraíba (AMPB), Sociedade Paraibana de Pneumologia, Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), Associação Médica da Paraíba e planos de saúde.

De acordo com Niviane Ribeiro, coordenadora da área técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS, a ação teve como objetivo mobilizar e sensibilizar a população sobre os malefícios à saúde provocados pelo consumo do cigarro. “Esses datas especiais servem pra gente ir até a população que muitas vezes não vai até a Unidade de Saúde e mobilizá-la sobre os prejuízos que o cigarro traz a saúde”, comenta.

Durante a atividade foi ofertado à população a realização de testes de espirometria, que mede a capacidade respiratória e fagerstrom, que avalia o grau de dependência à nicotina, além de orientações sobre o tabagismo com as equipes dos Centros especializados para tratamento para parar de fumar.

 Serviço – A rede municipal de saúde de João Pessoa dispõe de um serviço especializado para o tratamento do tabagismo, que é oferecido pelos Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais) e no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD). Para ter acesso, basta o usuário procurar o local mais próximo a sua residência.

Além dos Centros, a SMS dispensa aos usuários que estão em tratamento do tabagismo os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde que são: a terapia de reposição de Nicotina através do adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha, e o Cloridrato de Bupropiona.

A coordenadora da área técnica de doenças e agravos não transmissíveis, Niviane Ribeiro, ressalta que parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. “A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar e os benefícios já podem ser sentidos 20 minutos depois de largar o cigarro, com a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal e em 24h os pulmões já estão funcionando melhor. Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer”, explica.

Endereço e contato dos serviços:

Cais Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra

Telefone: 3214-2623

Cais Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes

Telefone: 3213-1909

Cais Jaguaribe – Rua Alberto de Brito

Telefone: 3214-4075

USF Mandacaru – Rua Mascarenhas de Morais

Telefone: 3214-7143

Caps AD David Capistrano – Rua José Soares, Rangel

Telefone: 3218-5244.