Secretaria de Saúde prepara equipes para festejos juninos da Capital
As equipes da Vigilância Sanitária, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Seção de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já se preparam para o “São João pra Valer”, festejo junino de João Pessoa. Capacitação, campanha de educação e esquema de plantão estão entre as ações do órgão para que o arrasta-pé da Capital seja seguro, do ponto de vista da saúde pública.
A Seção de DST/Aids municipal lançará, no dia 21 deste mês, na abertura do evento, no Ponto de Cem Réis, a campanha de prevenção “Neste São João faça a festa com segurança, use camisinha”. Na ocasião, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material educativo para os participantes da festa.
Para Tatiana Pinangé, chefe da Seção de DST/Aids, é importante realizar campanhas de prevenção em datas comemorativas, devido à aglomeração de pessoas. No entanto, ela ressalta que a SMS mantém ações permanentes de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites virais durante todo o ano. “Por mês, disponibilizamos uma média de 500 mil preservativos para todos os serviços da Atenção Básica, bem como para ONGs e populações de religiões de matriz africana”, disse.
A campanha se estenderá por todo período junino, em pontos estratégicos de distribuição, tanto no Ponto de Cem Réis quanto na Praça Rio Branco e nos polos juninos dos bairros, onde também haverá programações em nome do santo festeiro.
Alimentos saudáveis – A Vigilância Sanitária da SMS realiza, no dia 18, uma capacitação para os comerciantes ambulantes. O curso será no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), das 13h às 18h.
Segundo Alberto José, gerente da Vigilância Sanitária, a equipe capacitará os ambulantes sobre higiene, temperatura ideal acondicionamento e transporte dos alimentos, reutilização de material, aparência dos expositores e carrinhos e aparência do pessoal que vai trabalhar no local (uso de luvas e tocas, por exemplo).
Durante os festejos, mesmo com a capacitação, a Vigilância vai realizar inspeções nos locais. “Faremos isso dentro da programação de rotina”, disse Alberto. A capacitação no CAM é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Associação dos Ambulantes de JP.
Samu – O Samu terá seis pontos bases descentralizados para atender eventualidades durante os festejos, entre os dias 21 e 29 deste mês. Os pontos estarão distribuídos entre o Ponto de Cem Réis e a Praça Dom Adauto.
No Ponto de Cem Réis, haverá uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e um posto médico avançado por trás do palco principal. Na Praça Rio Branco, uma dupla de motolâncias estará a postos.
Por fim, na Praça Dom Adauto terá uma Unidade de Suporte Básico (USB) e um posto médico avançado, ao lado da praça de alimentação. Uma unidade de apoio também estará no local.