Secretaria de Saúde realiza 1ª Mostra de Teatro, Escola e Saúde

Por - em 378

Rebeka Paiva

 

foto. Ivomar Gomes Pereira (28)A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e a Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT, realizou durante todo o dia desta segunda-feira (30) a 1ª Mostra de Teatro, Escola e Saúde. O evento, realizado por meio da Seção de DST/Aids e Hepatites Virais e do programa Saúde na Escola, aconteceu no Teatro Ednaldo do Egypto e fez parte da programação de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

“Os dados de Aids no Brasil têm crescido cada vez mais e os jovens têm sido o público mais afetado, o que desperta uma necessidade muito maior de se discutir sobre a doença, principalmente nas escolas. Uma das formas encontradas para levar essas informações a esse público, e de uma forma mais lúdica, foi o teatro, onde eles podiam aprender mais sobre as DSTs e assim transmitir esse aprendizado aos colegas”, comentou Clarice Rocha, coordenadora da seção de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS.

foto. Ivomar Gomes Pereira (15)Ao todo, o projeto trabalhou com 12 escolas da rede pública, entre escolas municipais e estaduais que fazem parte do Programa Saúde na Escola. As apresentações teatrais foram idealizadas e encenadas pelos alunos. Cada esquete teatral tem duração de até 15 minutos.

Rebeca Amarante tem 16 anos e é aluna de uma das escolas participantes da mostra. Para ela, tratar do assunto na escola e poder participar de uma encenação teatral foi uma experiência diferente. “À medida que íamos programando nosso teatro, estávamos aprendendo algo novo. Foi bem diferente e esclarecedor”, comentou.

A mostra é resultado do projeto Teatro, Escola e Saúde (TES), que tem como objetivo falar sobre temas como DSTs, principalmente a Aids, e diversidades sexuais e de gêneros nas escolas da rede municipal e estadual por meio das artes cênicas. O projeto, no primeiro momento, capacitou os professores da rede pública sobre os temas. Em seguida, esses professores desenvolveram os temas juntos aos alunos e grupos de teatros das escolas.

“Trabalhar diversos temas junto à comunidade é sempre mais fácil através do teatro do que por meio de palestras”, ressaltou Celly de Freitas, idealizadora do projeto, atriz e bioquímica da seção de DST/Aids.

Dia Mundial de Luta – Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, nesta terça-feira (1°), a SMS estará realizando ao longo da semana diversas ações de prevenção nos cinco Distritos Sanitários. Serão testagem para DSTs, distribuição de materiais educativos e preservativos.

 

Confira a programação:

1º/12 – Estação Rodoviária, das 8h30 às 12h;

05/12 – Praça do Skate, no Retão de Manaíra, das 13h às 19h;

09/12 – Shopping Tambiá, das 12h às 17h.