Secretaria de Saúde realiza ‘Dia D’ para vacinação antirrábica nos bairros

Por - em 423

DSC_0369A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou neste sábado (18), por meio da Gerência em Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz), o ‘Dia D’ para vacinação antirrábica. A campanha, que acontece em todo o estado, tem como objetivo imunizar cães e gatos a partir dos três meses de idade. As ações aconteceram em 172 pontos espalhados pela cidade.

As doses estão sendo aplicadas desde o início da semana. Para agilidade nos trabalhos de imunização, cerca de 800 pessoas, entre profissionais da rede municipal de saúde e voluntários, trabalham nos atendimentos e aplicação das vacinas.

A secretaria de Saúde do município, Mônica Rocha, destaca que realizar ações preventivas é uma das mais eficazes formas de cuidar da saúde da população. “Precisamos cuidar dos animais e propiciar a eles uma vida saudável, pois uma vez que cuidamos da saúde desses bichinhos favorecemos a saúde de todas as pessoas”, enfatizou.

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, mais de 65 mil animais devem ser vacinados durante a campanha. “Quando vacinamos um gato ou cachorro controlamos a raiva animal e, consequentemente, diminuímos o risco da transmissão da doença aos humanos”, explicou.

A gata Nina, de cinco meses, foi vacinada pela primeira vez durante a campanha. A dona, Acsa Cavalcanti, procura sempre tomar os cuidados necessários com a saúde do seu bichinho de estimação. “Tenho ela como uma filha, por isso cuido com muito carinho e zelo. Estou sempre levando para fazer os exames e tomar as vacinas necessárias para que ela tenha uma saúde perfeita”, comentou.DSC_0402

Os proprietários que não conseguirem levar os seus animais aos postos de vacinação neste sábado poderão procurar o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, que fica localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, n° 100, Jardim Cidade Universitária. O horário de funcionamento do centro é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Serviços – Além das ações de imunização, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses está ofertando serviços como orientação sobre o combate ao mosquito da dengue, exposição de animais para adoção, além de visitação aos ambientes e demonstração do trabalho desenvolvido.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença morrem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão amarelo e procurar imediatamente uma unidade de saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) de João Pessoa através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Adoção – Para adotar um animal, o interessado deve ter 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência. Deve ainda participar de uma orientação sobre a posse responsável do animal com a equipe da Gvaz.