Secretaria de Saúde recadastra usuários para distribuição de dietas especiais
A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) está realizando recadastramento dos usuários do Núcleo de Atendimento de Dietas Especiais (Nade), por meio de visitas domiciliares com assistentes sociais e nutricionistas, para melhor atender os pacientes na distribuição dos insumos.
O recadastramento tem o objetivo de cumprir o protocolo municipal de dietas especiais, que tem por base o decreto presidencial 7508/2011, o qual estabelece como pré-requisito de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) o ingresso pela Atenção Básica e Especializada do município.
De acordo com o protocolo, o paciente que precisa receber as dietas especiais deve apresentar laudo médico de profissional especialista em oncologia, nefrologia, gastroenterologia, alergologia, endocrinologia, pediatria ou geriatria, exclusivamente da Rede SUS de João Pessoa.
Segundo a coordenadora do Nade, Fátima Tavares, durante o recadastramento já foi identificado que aproximadamente 30% dos pacientes não residem em João Pessoa. “Isso prejudica o acesso ao serviço da rede municipal de saúde para os usuários que moram na cidade e necessitam da terapia nutricional”, explicou.
Por isso, só serão distribuídas as dietas especiais para pacientes residentes na Capital e que sejam usuários do SUS. Pois esses serviços são financiados somente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Abastecimento e distribuição – O abastecimento dos insumos do Nade está sendo realizado semanalmente e a distribuição obedece ao cronograma e protocolo determinado pelo Núcleo, que atualmente possui 1.389 usuários cadastrados.
As dietas especiais dispensadas para crianças são: fórmula de aminoácido, hidrolizado protéico com lactose e sem lactose (leites especiais). Já para adultos são distribuídos cicatrizantes, imunomoduladores, suplemento para nefropatias, suplementos para pacientes oncológicos e dietas interais para uso por sonda.
Os alimentos são direcionados, de acordo com a necessidade, a pacientes com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite da vaca, diabetes tipo1 (insulinodependente), nefropatias, hepatopatias, gastropatias, neoplasias e neuropatias que requeiram terapia nutricional. Para mais informações sobre o serviço e a distribuição dos alimentos, os usuários podem ligar para o número 3214-3038.